Avançar para o conteúdo principal

Amanhã à noite... Tondela!

ESTAMOS FEITOS NUM OITO!
QUEIMA E REBENTAMENTO DO JUDAS 2008

Repete-se todos os anos… sem nunca se repetir: a tradicional Queima e Rebentamento do Judas, que a ACERT transformou, a partir de 1996, numa actividade comunitária de grande dimensão, traz uma mão-cheia de novidades em 2008.


Para a concretização deste espectáculo será organizada, entre 16 e 22 de Março, a “Fábrica da Queima”, onde se dará formação em cada sector de actuação. Oficinas de construção cenográfica, movimento, interpretação, música, figurinos e pirotecnia estarão à disposição dos cerca de 200 participantes, orientados passo a passo pela equipa profissional do TRIGO LIMPO.
O processo de aprendizagem, com base numa dramaturgia especificamente criada para o Judas 2008, tem o seu ponto culminante no Sábado Maior, véspera do Domingo de Páscoa. Nessa ocasião cumprir-se-á o ritual, centrado numa figura gigantesca que, ardendo, materializa a esconjuração e o exorcismo simbólico dos males que nos atormentam.

Tradição… inovadora! Partindo de uma celebração ancestral, a ACERT ampliou-a à lupa de desafios criativos e experimentais arrojados, que enriqueceram a capacidade de actuação do TRIGO LIMPO e ofereceram uma oportunidade de afirmação a numerosas pessoas e grupos ligados à música, teatro, entre outras áreas. Porém, esta iniciativa não pretende envolver somente as várias centenas de participantes mas, dotada de uma forte vertente comunitária, procura estimular o interesse e entusiasmo de milhares de espectadores vindos de todos os pontos do país. O resultado é, pois, um inquestionável momento de partilha colectiva, que possui já um lugar cativo na lista das mais marcantes realizações no Centro de Portugal e que acontece amanhã à noite, às 23 h e 30 m na EB 2,3 de Tondela.

Comentários