Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2008

Dia Mundial da Criança

Música, poesia e muita animação são alguns dos factores que farão parte integrante da festa dedicada às crianças que ocorrerá na Biblioteca Municipal no dia 1 de Junho. Os alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara irão apresentar as peças de teatro “O Segredo da Raposa” e “O gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, seguindo-se a história “O Nabo Gigante” contada e representada por técnicos da Biblioteca Municipal de Mangualde. A tarde contará ainda com a presença de João Ferreira e Tânia Martins e com um espectáculo de música e palhaços pelas alunas do Curso de Animação Cultural, da Escola Profissional de Torredeita

Relógio de Sol

Pelo Núcleo de Estágio de Matemática foi realizada uma maquete de um relógio de Sol a construir na escola. Infelizmente... parece que vamos ficar apenas pelo projecto porque não há verba disponível. A maquete e a explicação do projecto encontram-se expostas na biblioteca.

Viva melhor com a medicina do Lar

Na sequência da acção de formação realizada ontem, foi oferecido pelo autor, à biblioteca o livro, "Viva melhor com a medicina do lar" que inclui ainda o livrinho, "Receitas saudáveis da cozinha natural".

Exposição "O olhar de Escher"

Organizada pelo Núcleo de Estágio de Matemática, encontra-se no hall de entrada da Biblioteca, a exposição "O olhar de Escher". M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons ( mezzotints ) que tendem a representar construcções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Uma das principais contribuições deste artista está na sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade, técnica e estética, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva. Destacam-se também os trabalhos que exploram o espaço. Escher brincava com o facto de ter de representar o espaço, que é tridimensional, num plano bidimensional, como a folha de papel, criando figuras impossíveis, representações distorcidas, paradoxos.

Este Mês na Biblioteca...

Uma exposição sobre a história da União Europeia , estará no átrio da biblioteca a partir do dia 9 de Maio - dia da Europa De 7 a 14 de Maio, o Núcleo de Estágio de Matemática, organiza a exposição "O olhar de Escher" e convida todos os alunos a participar na criação de um sólido geométrico. Na última semana de Maio, o 9º A, sob a orientação da Professora Graça Albuquerque dá continuidade ao projecto "A minha rua tem o nome de um herói" . Destacamos a colecção 120 Anos JN, dedicada aos Grandes Autores Portugueses - um conjunto de 17 livros: Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Gil Vicente, Florbela Espanca, Júlio Dinis... Aqui à volta, para além dos espectáculos do Teatro Viriato e da Acert, realçamos a palestra que vai aontecer na escola, no dia 14 de Maio "Venha Aprender a Viver Melhor" com a presença do autor do livro "Viva Melhor" e o Seminário sobre a "União Europeia" organizado pela Câmara Municipal em colaboração com as escolas d