Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2009

Uma hora sem luz

Quando o relógio bater as 20H30 do dia 28 de Março os geradores a diesel das ilhas Chatham, na Nova Zelândia, vão ser desligados, marcando o início de um movimento comunitário à escala mundial: a Hora do Planeta 2009. Quem quiser participar neste momento simbólico só tem de desligar o interruptor. A iniciativa Hora do Planeta pretende fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a incentivar à realização de outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família. A WWF, entidade responsável pela iniciativa, pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, pretende ser uma chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manuten

Dia Mundial do Teatro

"Temos obrigação de inventar outro mundo, porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos, entrando em cena no palco e na vida." Augusto Boal O Dia Mundial do Teatro criado em 1961 pelo Instituto Internacional do teatro (ITI/UNESCO) celebra-se todos os anos com inúmeras manifestações teatrais. Uma das iniciativas mais importantes é a difusão da mensagem internacional escrita por uma personalidade mundial convidada pelo Instituto Internacional de Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Este ano a personalidade escolhida foi Augusto Boal, ensaísta e director de teatro brasileiro. Mensagem aqui

Dia Mundial do Teatro - 27 de Março

"O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se livrar da doença da angústia" Jean Louis Barrault (actor francês) Imagem: III Mostra de Teatro de Fridão (Amarante)

Apelo à Poesia

Por que vieste? — Não chamei por ti! Era tão natural o que eu pensava, (Nem triste, nem alegre, de maneira Que pudesse sentir a tua falta... ) E tu vieste, Como se fosses necessária! Poesia! nunca mais venhas assim: Pé ante pé, covardemente oculta Nas ideias mais simples, Nos mais ingénuos sentimentos: Um sorriso, um olhar, uma lembrança... — Não sejas como o Amor! É verdade que vens, como se fosses Uma parte de mim que vive longe, Presa ao meu coração Por um elo invisível; Mas não regresses mais sem que eu te chame, — Não sejas como a Saudade! De súbito, arrebatas-me, através De zonas espectrais, de ignotos climas; E, quando desço à vida, já não sei Onde era o meu lugar... Poesia! nunca mais venhas assim, — Não sejas como a Loucura! Embora a dor me fira, de tal modo Que só as tuas mãos saibam curar-me, Ou ninguém, se não tu, possa entender O meu contentamento, Não venhas nunca mais sem que eu te chame, — Não sejas como a Morte! Carlo

Dia Mundial da Poesia

No sábado comemora-se o Dia Mundial da Poesia . Aqui na Esfa vamos comemorá-lo na 6ª feira, com dois espectáculos. O 1º irá acontecer no auditório pelas 9h e 15m e resultará das intervenções dos alunos do 10º G (Curso Prof. de Técnico de Apoio à Infância) e 11º G e 12º F (Curso Tecnológico de Acção Social) coordenados pela professora Teresa Azevedo. O 2º espectáculo acontecerá logo a seguir no intervalo das 10 hrs no átrio da escola e foi preparado pelos alunos do 7º A e do 7º B, sob a orientação da prof. Adelina Figueira.

Le Petit Nicholas com QI

Dinamizada pela professora Graça Albuquerque e integrada na Semana da Leitura, realizou-se no dia 6 de Março, a actividade "Le Petit Nicholas com QI", destinada às turmas do 7º ano. Baseada no livro "Le Petit Nicholas", de René Goscinny com ilustrações de Jean-Jacques Sempé, esta actividade recorre ao quadro interactivo apelando à participação efectiva dos alunos.

Este Mês na Biblioteca...

Vai ser um mês recheado de datas para comemorar. A semana da leitura terminou ontem, mas outros dias vão marcar igualmente o mês. Já para a semana, a equipa pedagógica de Biologia/Geologia tem previstas uma série de actividades sobre a comemoração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Assim, entre outras iniciativas, a exposição Darwin na escola estará na biblioteca a partir de 3ª feira. Mais perto do final do mês, no dia 20 comemora-se o Dia da Francofonia e esta data foi escolhida para assinalar também as comemorações do Dia da Poesia (que se comemora a 21), e do Dia Mundial da Água (que se comemora a 22). Mais detalhes do que se irá passar serão brevemente aqui anunciados. "Orgulho e Preconceito" é o Livro do Mês, comentado pela Andreia Rebelo do 11º A. Destaque ainda para a 5ª edição do Festival de Internacional de Jazz & Blues de Seia que termina este fim-de-semana e como habitualmente, para os espectáculos do Teatro Viriato e da Acert.

Leituractiva

Assume-se como um "blogue de e para leitores e, já agora, para os não leitores que querem ser leitores e para os que querem continuar não leitores…" Coordenado pela Professora Ana Amaral, é um blogue de leitores da Esfa que vale a pena ir seguindo. Do lado direito em Sites da Escola, fica disponível o link http://leituractiva.blogspot.com.

Graffiti

O graffiti realizado pelos alunos Daniel Inácio e José Figueiredo, colocado à entrada da escola anunciando a Semana da Leitura.

Semana da Leitura

Decorreu na 4ª feira, mais uma edição do concurso "A César o que é de César" . Alunos do ensino básico e do ensino secundário tentaram, a partir de excertos lidos pelas professoras Vilma Silvestre e Adelina Figueira, identificar o autor ou a obra dos textos. Na 5ª feira, no intervalo das 10 horas, tivemos uma sessão de leitura pela Marta e pela Vanessa. Acompanhadas respectivamente pela Jessica e pelo Raúl, ofereceram-nos um momento muito bonito. Foram entregues também, pela professora Ana Amaral, os prémios aos alunos vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura que representarão a escola na 2ª fase, a realizar no próximo dia 28 de Março.

Ladainha da Leitura

Foi hoje de manhã que as escolas de Mangualde se reuniram no Largo da Câmara para lerem em conjunto um texto escrito por alunos que frequentaram o ano passado, o 4º ano de escolaridade. Aos alunos e professores juntaram-se o Presidente da Câmara, Dr. Soares Marques e a Vice-Presidente, Dra Sara Vermelho.