Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2011

This is Halloween!

Halloween com ... Gilo!

Duas contribuições de Gilo em Dia de Halloween!

Colóquio "Leituras em Linha"

Colóquio "Leituras em Linha" dia 9 de novembro, 14h 30m na Biblioteca Municipal. Com a presença de Ana Bela Martins "A leitura do outro lado do espelho" e Carlos Pinheiro - "Os ebooks e as novas formas de leitura". Inscrições exclusivamente online no site do Edufor!

Leituras Enfeitiçadas - Programa

Programa do dia 31 de outubro - Leituras Enfeitiçadas que decorrerá na Biblioteca Municipal. Pelas 21h e 30m, entrega de prémios do concurso com o mesmo nome, promovido pelas Bibliotecas Escolares no qual participaram alunos do 1º e 2º ciclos.

Eu, tu, nós e laços...

Atividade realizada pelos alunos do 9J, sob orientação das docentes Rita Almeida e Paula Amaral e dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo. Hoje na Biblioteca Municipal - sessões às 10h, 11h e 15h.

Concurso Grande C

O concurso que desafia a tua criatividade! Podes participar nas modalidades de Música, Letra, Vídeo, Design, Media, Fotografia e Escrita Criativa. Esta é a oportunidade de te desafiares e criares uma obra tua! Participa! Mais informações e regulamento aqui!

Aprender em Festa 2011 - Ciclo de Cinema de Animação

Uma iniciativa do Cine Clube de Viseu que através de uma parceria com a Biblioteca Municipal, tem lugar todos os anos em Mangualde. APRENDER EM FESTA 2011 destina-se aos alunos, professores, educadores e outros agentes educativos, apresentando um programa diversificado de sessões de cinema. Pretende-se envolver a comunidade escolar nas atividades do projeto Cinema para as Escolas do CCV num mês em que se comemora em mais de 50 países o Dia Internacional da Animação (28 de outubro) , festa a que aderem também várias cidades portuguesas . "Best of E-Magiciens 2010" e "Banksy" são as sessões direcionadas para os alunos da nossa escola.

Free2choose - Concurso de filmes/clips de vídeo sobre os limites da liberdade

Com o objectivo de levar os jovens a reflectir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, a Amnistia Internacional - Portugal e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, promovem o 1 º Concurso Nacional Free2Choose (Portugal) , um concurso de filmes/clips de vídeo dirigido a alunos dos vários níveis de ensino – do básico ao universitário. O concurso decorrerá para três diferentes categorias de participantes: (1) alunos até ao 3.º ciclo de escolaridade inclusive e (2) alunos do ensino secundário e (3) alunos do ensino superior, durante o ano lectivo 2011/2012. O prazo de recepção de clips termina a 30 de Abril de 2012. Pretende-se com este concurso levar os jovens a reflectir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, e perante esta situação dilemática deverão discutir a escolha a efectuar no sentido de respeitar a prevalência de uma

A Biblioteca recomenda...

Era uma vez a República Texto de José Fanha e Ilustração de Alex Gozblau Já passaram 101 anos depois dessa data tão importante para a nossa História recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que terminou a Monarquia e se deu a implantação da República. São muitas as perguntas que colocamos quando se fala do 5 de Outubro de 1910. Será que saberemos o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia? Quem concebeu O Mapa Cor-de-Rosa? Como é que nasceu o Hino Nacional? Como é que se escolheu a Nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o Rei D. Carlos? Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei a Sidónio Pais?

Este Mês na Biblioteca...

Comemoramos em outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar . Em todas as escolas, convidamos os novos alunos a visitar o espaço para que percebam as várias valências da biblioteca e o apoio que disponibilizamos quer ao seu estudo, quer aos seus tempos livres. Para além das visitas guiadas, lançaremos um concurso para o 1º e 2º ciclos, intitulado “ Leituras Enfeitiçadas ” cujo regulamento disponibilizaremos aqui num novo post. Contaremos com a visita do escritor Carlos Paixão , que uma vez mais, generosamente, voltará à nossa escola realizando sessões para os mais pequenos. Também a eles se destinam as sessões “ Li Li e Ri Ri vêm ler para ti ” dinamizadas pelas professoras Lúcia Morgado e Rita Almeida e “ Eu, tu, nós e laços… bonecas livros e palhaços ” uma sessão que os alunos do 10º J - Curso Profissional de Ação de Práticas Educativas - realizará no dia 21 sob a supervisão das docentes Rita Almeida e Paula Amaral. Iniciaremos também as sessões de Literacia da Informação , procu