Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2012

Boas Festas

Camilo Castelo Branco

Homenageámos Camilo Castelo Branco assinalando os 150 anos da obra "Amor de Perdição" e criámos na biblioteca este cantinho dedicado ao escritor. No hall de entrada biblioteca foi exposta informação sobre a vida e obra do autor e duas dezenas de capas de diversas edições que o livro já teve. Deixámos uma pergunta: Poderá um livro que já foi editado por tantas editoras não valer a pena? Recordamos que a obra é um dos livros de leitura obrigatória para os alunos do ensino secundário participarem no Concurso Nacional de Leitura. Em janeiro divulgaremos o regulamento do concurso "Meu Amor de Perdição" que vamos dinamizar em conjunto com os professores de português. Muito obrigada à Professora Rita Almeida, pela disponibilidade com que sempre colabora nas atividades da biblioteca e que nos "criou" este espaço tão bonito!

As nossas árvores de Natal...

Na parede à entrada da Biblioteca Árvore de papel e presépio oferecido no ano letivo anterior pelos meninos da Educação Especial!

Nuno Camarneiro vence Prémio Leya 2012

À quinta edição o Prémio Leya (100 mil euros) vai pela segunda vez para um autor português: Nuno Camarneiro , de 35 anos, vence com Debaixo de Algum Céu . Um romance que é uma "exploração da ideia de purgatório" segundo o seu autor. A obra vencedora deverá ser publicada em Março e foi escolhida “por maioria” por um júri presidido por Manuel Alegre.  O júri "apreciou no romance Debaixo de Algum Céu a qualidade literária com que, delimitando intensivamente a figura fulcral do 'romance de espaço' e do 'romance urbano', faz de um prédio de apartamentos à beira-mar o tecido conjuntivo da vida quotidiana de várias personagens - saídas da gente comum da nossa actualidade, mas também por isso carregadas de potencial significativo". Camarneiro tinha já uma obra publicada na Leya, intitulada No Meu Peito não Cabem Pássaros , livro que se encontra disponível na nossa biblioteca! (fonte: Jornal Público)

Voando sobre um ninho de cucos

Um clássico a encerrar o Ciclo de Cinema dedicado aos Direitos Humanos! Filme dramático, intitulado originalmente One Flew Over a Cuckoo´s Nest . Realizado por Milos Forman em 1975 e protagonizado por Jack Nicholson, Louise Fletcher, Brad Dourif, Danny DeVito, Christopher Lloyd e Vincent Schiavelli conta uma estranha história sobre Randle Patrick McMurphy (Nicholson), um jovem delinquente que, para escapar a uma pena de trabalhos forçados, resolve fingir-se de doente mental. Quando chega à instituição psiquiátrica onde é internado, começa a confrontar-se com os abusos físicos e psicológicos (na figura das lobotomias) praticados pela calculista enfermeira-chefe Ratched (Fletcher) e resolve desafiar as autoridades, instigando os doentes a rebelarem-se contra os tratamentos pouco ortodoxos da enfermeira.    

"Livro da Virtuosa Benfeitoria"

No próximo sábado, pelas 15 horas na Empório em Viseu,  irá falar-se sobre o "Livro da Virtuosa Benfeitoria". O pergaminho com mais de 600 anos conta muitas histórias e iremos conhecer algumas delas através de Anabela Costa - autora do texto do 24º cromo Viseupédia - e de José Crúzio (docente do nosso agrupamento) que fez a  interpretação gráfica do tema.  Parabéns aos dois autores. Será decerto uma boa maneira de aproveitar a tarde de sábado!

Diamante de Sangue

"Diamante de Sangue" - um grande filme que tem como cenário a guerra civil na Serra Leoa na década de 90. A guerra, a exploração do ser humano, o tráfico de armas, a luta pela sobrevivência...

Maratona de Cartas 2012

Hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e em vários países do mundo os que ousam defendê-los veem as suas vidas ameaçadas. Amanhã, à semelhança do ano passado, iremos colaborar na Campanha " Maratona de Cartas 2012 " da Amnistia Internacional , solicitando a professores, alunos e funcionários que enviem as cartas de apelo ou que assinem as petições online, disponíveis a partir do site da Amnistia. Colabore, defendendo quem defende os Direitos de todos nós! .

The Whistleblower

Um grande filme a ser exibido amanhã pelas 10h e 15m no auditório da ESFA, inserido no Ciclo de Reflexão sobre os Direitos Humanos.   A história real de uma agente policial americana enviada para a Bósnia na década de 90, que vai descobrir que membros da ONU estão implicados no tráfico sexual em grande escala.  

Mandela, meu prisioneiro, meu amigo

Mandela, meu prisioneiro, meu amigo - o filme que inicia o ciclo de cinema dedicado aos Direitos Humanos e que será exibido na próxima 2ª feira, às 10h e 15 m no auditório da ESFA.  Baseado no livro de James Gregory, guarda prisional de Nelson Mandela Sinopse: África do Sul, 1968. Vinte e cinco milhões de negros vivem sob a dominação de uma minoria branca. Sob o regime brutal do apartheid , os negros não têm o direito de votar, liberdade de movimento, acesso à educação nem o direito de possuir terras, empresas ou mesmo habitação. Determinados a não largar o poder, essa minoria branca aprisiona os líderes negros em Robben Island. James Gregory, um africânder típico, racista e crente nas virtudes do apartheid passou a infância numa quinta em Transkei onde aprendeu a falar as línguas xhosa e zulu. Essa característica fez dele o homem ideal para o cargo de guarda prisional em Robben Island, tendo sido encarregado de vigiar o preso Nelson Mandela e os seus companheiros.

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, a Biblioteca e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, dinamizarão, uma vez mais, o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos na nossa escola. O Fórum " Direito ao Trabalho " com a presença de elementos da Rede Portuguesa para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens; o  Ciclo de Cinema ; a "Maratona de Cartas 2012 " em colaboração com a Amnistia Internacional e a Feira do Livro sobre o tema.... são as principais iniciativas a dinamizar! Participa nas atividades!

Este Mês nas Bibliotecas

São muitas e diversificadas as atividades que marcam o final deste 1º período! Destacamos o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos que decorrerá entre os dias 10 e 14 na ESFA e cujo programa definitivo publicitaremos em breve. Das iniciativas previstas salientamos o Fórum sobre Direito do Trabalho que contará com a presença de elementos da Rede Portuguesa para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, a Campanha "Maratona de Cartas 2012" e um Ciclo de Cinema sobre o tema. Homenagearemos Camilo Castelo Branco e os 150 anos da obra "Amor de Perdição" , promovendo uma exposição sobre a vida e obra do autor e lançando o concurso de escrita "Meu Amor de Perdição" cujo regulamento será publicado em breve. Ontem foi assinalado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a realização de um espetáculo na Biblioteca Municipal promovido pelas docentes de Educação Especial. A bonecas "Li Li e Ri Ri" dinamizarão ses