Avançar para o conteúdo principal

FAQS

Respondemos às tuas questões sobre a Biblioteca...

Esta página foi criada com o intuito de responder às questões que tiveres sobre a biblioteca.

Se não encontrares aqui as respostas que pretendes, dirige-te à biblioteca ou envia um email para esfabib@gmail.com colocando as tuas dúvidas. Prometemos que respondemos o mais rápido possível.

 

  1. Quem pode utilizar a Biblioteca da ESFA? O acesso à Biblioteca, à leitura e consulta do seu fundo bibliográfico e documental é aberto e gratuito a todos os membros da comunidade.

  2. Qual o horário da Biblioteca da ESFA? A biblioteca funciona ininterruptamente das 08h20m às 17h20m, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira encerramos às 16h e 20m.

  3. Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca? A biblioteca apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:

- Promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media;

- Disponibilizando espaços, recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;

- Facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais;

- Orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;

- Dinamizando atividades e projetos que promovam o desenvolvimento de competências diversificadas, contribuindo para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

4. O que é o Serviço de Empréstimo Domiciliário? É o que faculta a cessão temporária de determinado número de documentos para fora do espaço físico da Biblioteca. Este serviço engloba as requisições, devoluções e renovações.  Os prazos dependem do tipo de documento que se quer requisitar (variam entre 8 e 15 dias, mas podem ser renovados de acordo com o estipulado no Regulamento da Biblioteca.

5. Em que horário é possível fazer requisições? As requisições podem ser efetuadas durante todo o período de funcionamento da biblioteca.

6. Podem requisitar-se publicações periódicas? Não, estas não são passíveis de empréstimo domiciliário.

7. Podem requisitar-se filmes? Sim, podem, mas tens de ter atenção aos prazos de devolução que são mais curtos do que os aplicados nos livros.

8. Quais as consequências no atraso na devolução de documentos?  O utilizador será penalizado por igual período de interdição de empréstimo.

9. Como fazer para renovar uma requisição? As renovações podem ser solicitadas presencialmente, por telefone ou por e-mail, indicando o nome dos documentos e os dados de utilizador.

10. Quantas renovações se podem fazer? Podem-se fazer duas renovações consecutivas, desde que os documentos não estejam a ser solicitados por nenhum outro utilizador.

11. Podem-se fazer reservas de documentos? Não. 

12. O que fazer se perder ou deteriorar um documento? Deve-se, de imediato, informar a Biblioteca, decidindo-se como repor o documento, o mais breve possível.

13. Posso requisitar documentos existentes noutras bibliotecas do agrupamento ou na biblioteca municipal? Como procedo? Podes. Deves fazer esse pedido no balcão de atendimento.

14. A biblioteca disponibiliza serviços online? Sim. A biblioteca possui o catálogo online de todo o Agrupamento que pode ser consultado aqui!

Para além disso, a biblioteca disponibiliza na plataforma moodle uma série de recursos educativos (sítios web, manuais digitais, livros de literatura, tutoriais, filmes…) organizados por disciplinas/temas e por anos de escolaridade e que pode ser acedido aqui!

 15. As bibliotecas do Agrupamento possuem redes sociais? Sim. Cada uma das 3 bibliotecas possui um blogue:

       ESFA – http://esfabib.blogspot.com

       GEA – http://bibliotecagea.blogspot.com/

       ACO – http://bibliotecaaco23.blogspot.com/

Para além disso, as bibliotecas estão presentes:

       no Facebook – https://www.facebook.com/BibliotecasEscolaresdeMangualde

       no Instagram – https://www.instagram.com/bibliotecasescolasmangualde/

       no Youtube - https://www.youtube.com/user/esfabib

16. Não encontro nestas FAQS a resposta à minha dúvida. O que posso fazer? Dirige-te à biblioteca, utiliza o formulário de contacto disponível neste blogue ou envia um email para esfabib@gmail.com colocando a tua questão.

Comentários