Respondemos às tuas questões sobre a Biblioteca...
Esta página foi criada com o intuito de responder às questões que
tiveres sobre a biblioteca.
Se não encontrares aqui as respostas que pretendes, dirige-te à
biblioteca ou envia um email para esfabib@gmail.com colocando as tuas dúvidas.
Prometemos que respondemos o mais rápido possível.
1. Quem pode utilizar a Biblioteca da ESFA? O
acesso à Biblioteca, à leitura e consulta do seu fundo bibliográfico e
documental é aberto e gratuito a todos os membros da comunidade.
2. Qual o horário da Biblioteca da ESFA? A
biblioteca funciona ininterruptamente das 08h20m às 17h20m, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira encerramos às 16h e 20m.
3. Que tipo de apoio é disponibilizado pela
biblioteca? A biblioteca apoia o funcionamento das atividades
curriculares e formativas:
- Promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da
informação e dos media;
- Disponibilizando espaços, recursos e ferramentas de apoio às
atividades letivas;
- Facultando formação e apoio na utilização de recursos e
ferramentas digitais;
- Orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;
- Dinamizando atividades e projetos que promovam o desenvolvimento
de competências diversificadas, contribuindo para a consecução do Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
4. O que é o Serviço de Empréstimo Domiciliário? É o que faculta a cessão temporária de determinado número de
documentos para fora do espaço físico da Biblioteca. Este serviço engloba as
requisições, devoluções e renovações. Os prazos dependem do tipo de
documento que se quer requisitar (variam entre 8 e 15 dias, mas podem ser
renovados de acordo com o estipulado no Regulamento da Biblioteca.
5. Em que horário é possível fazer requisições? As requisições podem ser efetuadas durante todo o período de
funcionamento da biblioteca.
6. Podem requisitar-se publicações periódicas? Não, estas não são passíveis de empréstimo domiciliário.
7.
Podem requisitar-se filmes? Sim, podem, mas
tens de ter atenção aos prazos de devolução que são mais curtos do que os
aplicados nos livros.
8. Quais as consequências no atraso na devolução de documentos? O utilizador será penalizado por igual período de
interdição de empréstimo.
9.
Como fazer para renovar uma requisição? As renovações
podem ser solicitadas presencialmente, por telefone ou por e-mail,
indicando o nome dos documentos e os dados de utilizador.
10. Quantas renovações se podem fazer? Podem-se fazer duas renovações consecutivas, desde que os
documentos não estejam a ser solicitados por nenhum outro utilizador.
11.
Podem-se fazer reservas de documentos? Não.
12.
O que fazer se perder ou deteriorar um documento? Deve-se, de imediato, informar a Biblioteca, decidindo-se
como repor o documento, o mais breve possível.
13. Posso requisitar documentos existentes noutras bibliotecas do
agrupamento ou na biblioteca municipal? Como procedo? Podes.
Deves fazer esse pedido no balcão de atendimento.
14.
A biblioteca disponibiliza serviços online? Sim.
A biblioteca possui o catálogo online de todo o Agrupamento que pode ser
consultado aqui!
Para além disso, a
biblioteca disponibiliza na plataforma moodle uma série de recursos educativos
(sítios web, manuais digitais, livros de literatura, tutoriais, filmes…)
organizados por disciplinas/temas e por anos de escolaridade e que pode ser
acedido aqui!
ESFA – http://esfabib.blogspot.com
GEA – http://bibliotecagea.blogspot.com/
ACO – http://bibliotecaaco23.blogspot.com/
Para além disso, as
bibliotecas estão presentes:
no Facebook – https://www.facebook.com/BibliotecasEscolaresdeMangualde
no Instagram – https://www.instagram.com/bibliotecasescolasmangualde/
no Youtube - https://www.youtube.com/user/esfabib
16.
Não encontro nestas FAQS a resposta à minha dúvida. O que posso fazer? Dirige-te à biblioteca, utiliza o formulário de contacto disponível neste blogue ou envia um email para esfabib@gmail.com colocando
a tua questão.
Comentários