Avançar para o conteúdo principal

Barack Obama - Prémio Nobel da Paz


O Instituto Nobel Norueguês anunciou esta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz.

A contribuição para a entrega das armas nucleares e para o processo de Paz no Médio Oriente são algumas da razões apontadas pelo Instituto Nobel Norueguês. Para esta distinção foram ainda tidos em conta os esforços em questões ambientais e na luta pelos Direitos Humanos.
O comité sublinhou os 'esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos'.
O presidente do comité, Thorbjoern Jagland, disse no seu discurso que foram poucas as pessoas como Obama a conseguirem captar a atenção das pessoas 'e a dar esperança para um futuro melhor'.
Recorde-se que o Prémio Nobel da Paz foi já atribuído a personalidades como Martin Luther King Jr, Madre Teresa de Calcutá, Aung San Suu Kyi ou Kofi Annan.
A entrega do Prémio Nobel da Paz ocorrerá a 10 de Dezembro e contempla um prémio de perto de 1 milhão de euros.
Entendido como um unificador, Barack Obama, de 47 anos, é desde 4 de Novembro de 2008 o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos da América. 'Não há uma América negra, uma América branca e uma América hispânica: há os Estados Unidos da América', é uma das suas frases célebres.



Fonte: Correio da Manhã

Comentários