Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - 3º dia

O último dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos foi dedicado ao tema da Pobreza e da Exclusão Social. Dinamizámos novamente a Maratona de Cartas 2014 e iniciámos a nossa sessão no auditório com a performance “Fantasmas da minha rua”, desta vez em formato vídeo, um trabalho da Cristiane, da Carolina e da Carina.
Foi nosso convidado o Dr José Machado da Rede Europeia Anti-Pobreza uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990 em Bruxelas, que está representada em 30 países através de 18 núcleos distritais. O Núcleo de Viseu iniciou a sua atividade em junho de 2005, com a finalidade de congregar um conjunto de instituições de solidariedade social do distrito, e desenvolver conjuntamente estratégias de intervenção social, com vista a erradicar/ atenuar a pobreza e a exclusão social. Foi atribuído a EAPN Portugal em 2010 o Prémio Direitos Humanos. Para além de uma breve explicação sobre o trabalho da EAPN, foi feita uma alusão à história da pobreza através dos séculos e dinamizadas com os alunos algumas dinâmicas que tornaram a sessão bastante interessante.
À tarde exibimos o filme “Quem quer ser bilionário?" realizado por Danny Boyle, vencedor de 8 categorias na edição dos Óscares de 2009.

E chegámos ao fim deste Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos. Aprendemos que os Direitos Humanos não são coisas fechadas na Lei e nos papéis e que, todos os dias, nos vemos confrontadas e confrontados com situações de desrespeito destes direitos, que ocorrem muitas vezes sem nos apercebermos. É, por isso, indispensável que mais gente conheça os Direitos Humanos, direitos universais e protegidos em qualquer parte do mundo, em qualquer circunstância. É, também, conhecendo-os que conseguimos perceber quando são desrespeitados e violados, para podermos levantar-nos contra todas as situações em que tal aconteça. Não basta revoltarmo-nos internamente, temos também de agir para mudar e, para isso, precisamos de aprender como. Afinal, como dizia Malala: “Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.

Queremos agradecer a todos os alunos e professores que participaram nas atividades durante estes três dias e muito especialmente aos que connosco colaboraram de uma forma mais próxima – à professora Maria Aguiar e aos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo que nos presentearam a todos com as suas fantásticas performances; aos nossos convidados que dinamizaram as diversas sessões; às funcionárias Carla Pereira, Fátima Silva e Sr. Rui; às turmas do 10ºJ e 12ºJ que apoiaram o desenrolar das atividades; à nossa apresentadora, Daniela Lagarto que conduziu as várias sessões de forma bastante profissional e à direção da escola pelo apoio que deu para que este ciclo se realizasse. Muito obrigada!

Comentários