Avançar para o conteúdo principal

Concurso Nacional de Leitura - 3º ciclo e ensino secundário

Já foram selecionadas as obras para a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura, para os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
 As inscrições decorrem até ao dia 16 de fevereiro, realizando-se a prova de seleção no dia 20.

Obras:

Ensino Básico - 3º ciclo
"12 Anos Escravo" de Solomon Northup.


Nova Iorque, 1841. Solomon Northup, um negro livre, vive com a mulher e os filhos. Leva uma existência pacífica, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar rabeca. 
Ao aceitar o convite de dois homens para entrar numa digressão, vê a sua vida mudar para sempre. A glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, acorda acorrentado. 
É comprado pelo dono de uma plantação na Luisiana e, a partir desse momento, torna-se um escravo. Decorrerão doze anos até ser finalmente libertado. 
Doze Anos Escravo foi escrito durante o seu primeiro ano de liberdade e conta a sua experiência de vida ao longo dos anos de cativeiro. Um relato extraordinário pela voz do próprio Solomon Northup.

Ensino Secundário
"O Vendedor de Passados" de José Eduardo Agualusa


Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes - prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana - têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo e memórias felizes, e consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. 

A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. Então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem-humorada, à atual sociedade angolana, O Vendedor de Passados é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.

Duas belíssimas obras que vais gostar de conhecer! Inscreve-te junto do professor/a de prortuguês  e participa neste concurso.

Regulamento disponível aqui!

Comentários