Avançar para o conteúdo principal

"Os homens nunca saberão nada disto" - apresentação


Recebemos hoje na ESFA Pat R., nome artístico de Patrícia Ribeiro, uma autora portuguesa, natural de Évora, que nos trouxe o seu mais recente projeto "Os homens nunca saberão nada disto”. Mais do que um livro, onde se notam influências marcadas da cultura norte-americana, este projeto permite aos leitores vivenciarem a história de uma família contada através do tempo e da música pela voz dos hipotéticos dezoito filhos que poderiam ter resultado de um encontro entre Ian e Jeannette, as personagens principais. Em todo o livro há imensas referências musicais que nos são aconselhadas para acompanhar a leitura e o projeto disponibiliza também um livro de extras, recheado de ilustrações elaboradas por vários ilustradores portugueses e estrangeiros, criado propositadamente para complementar toda a ação e um cd com 5 músicas originais de dois músicos portugueses (uma das personagens do livro tem uma banda musical, pelo que este cd representa esse projeto musical).
Na sua apresentação, a autora, dotada de um excelente poder de comunicação, projetou várias imagens do livro, leu um excerto e explicou todo o processo de criação deste projeto tão original, realçando a importância de se acreditar nos sonhos, mas principalmente, de se acreditar no nosso trabalho. Alertou os alunos para a importância de se focarem nalguma coisa, de terem objetivos e de seguirem em frente com eles, com determinação e dedicação.

Participaram nas duas sessões as 3 turmas do curso de Artes Visuais - 10ºC, 11ºD e 12ºC, o 11ºE, o 11ºF, o 11ºG, o 10ºD, o 10ºG, o 9ºF e o 9ºG. Muito obrigada a todos os alunos e alunas e aos docentes que os acompanharam.
Muitos parabéns à Patrícia Ribeiro por este projeto tão inovador e muito obrigada por se ter deslocado à nossa escola. Continuaremos de perto a seguir o seu fantástico trabalho!






Algumas notas biográficas sobre a autora:

Pat R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, natural de Évora, Portugal. Viveu na cidade até aos dezoito anos, tendo-se mudado depois para Lisboa onde reside até ao momento. Tendo crescido num ambiente altamente influente a nível artístico, desde cedo desenvolveu um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura.
Começou a escrever muito cedo, tendo completado o primeiro trabalho mais extenso aos 12 anos. A partir de então, dedicou-se, incessantemente, à escrita de argumentos, romances, poesia e contos, durante os anos de ensino secundário e de faculdade. A sua primeira publicação data de 2014.
Estudou Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema e, em 2014, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita.

Comentários