Avançar para o conteúdo principal

Projeto LED - Ler, Escrever, Divulgar

 

Em articulação com as docentes de Português e os docentes de TIC, a biblioteca coordenará durante o
ano letivo o Projeto LED, um projeto financiado pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares a desenvolver nas turmas do 9º ano.

O projeto visa consolidar aprendizagens pretendendo-se que os alunos:

- Expressem, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos;
- Desenvolvam competências de escrita;
- Expressem, através de processos e suportes diversificados, o apreço por livros e autores em função de leituras realizadas, de forma a estimular outros a ler.

 Pretende-se assim, incentivar a leitura de obras autonomamente. Após a leitura, os alunos serão convidados a elaborar um produto de divulgação da leitura realizada que estimule outros alunos a ler – uma apreciação crítica que poderá ser incluída numa página web criada para o efeito ou dar origem a um podcast; um cartaz promocional do livro que inclua uma pequena resenha, a elaborar manualmente ou de forma digital; um pequeno filme, entre outros…

Os produtos criados ao longo do ano letivo serão divulgados na escola e nas redes sociais da escola e poderão dar origem a uma exposição, a um livro digital, a um programa de rádio, à criação de QR Codes que estarão disponíveis na biblioteca junto dos livros e que remetam para as apreciações criadas...

A maioria dos alunos do projeto já respondeu ao inquérito sobre hábitos de leitura e já fez também as suas sugestões de obras a adquirir, as quais brevemente chegarão à biblioteca.  Só falta mesmo começar a LER!

Comentários