Avançar para o conteúdo principal

Homenagem às Mulheres Ucranianas!

 As palavras aprendidas na escola servem para algo.

As palavras aprendidas na escola servem para dizer MULHER.

As palavras aprendidas na escola servem para dizer MÃE.

As palavras aprendidas na escola servem para gritar CORAGEM.

MULHERES UCRANIANAS,

Os vossos bebés, nascidos no meio do medo, verão a luz da LIBERDADE.

Os vossos filhos serão o FUTURO!

                             Prof. Graça Albuquerque

 

A imagem de um recém-nascido num abrigo em Kiev foi o mote para a criação destes textos. Que lindas palavras os meus alunos escreveram! Estou orgulhosa!

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A essência de ser mulher já é, por si só, algo excecional!

Ser mulher é quebrar mitos de fragilidade e lutar, diariamente, pela sua afirmação, numa sociedade que, por vezes, menospreza o seu poder.

Ser mulher é conciliar força e sensibilidade, desdobrar-se e reinventar-se constantemente.

Ser mulher é ser escolhida para gerar no seu ventre um novo ser, podendo vivenciar o melhor momento do ser humano.

Em tempo de guerra, ser mulher é ter resiliência e coragem para partir com os seus filhos, em busca de proteção…. É ser heroína e dar à luz sem as mínimas condições, num bunker frio e escuro, rodeada de medo e incerteza.

Ser mulher é ser respeitada, valorizada e amada com dignidade!

 

Mariana Gomes

10º B

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Hoje, à superfície da Ucrânia tudo morre, tudo é escuro e cinza… Mas, algures no meio desta escuridão, num bunker, algo brilha, um novo Ser, uma nova esperança.

As mulheres ucranianas são guerreiras, carregam em si todo o poder feminino de lutar, à sua maneira, pelo seu lar, pela sua casa, a pátria onde pertence o seu coração…

Todos estes sentimentos de revolta e tristeza crepitam. Mas, é no ventre de algumas destas mulheres que se gera o futuro, as crianças da guerra, os adultos da paz, a nova sociedade que conterá em si todo o poder de pacificar e homenagear todos aqueles que lutam, hoje, para que elas possam crescer em paz e amar o país onde nasceram. 

 

Diana Sousa

10ºA


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Queridas mulheres ucranianas, 

Num dia negro e chuvoso veio a luz, uma luz que iluminou o nosso e o vosso coração. Que orgulho é ser mulher, que orgulho sinto de vós! Sois tão corajosas e cheias de luz! Que os novos seres que destes ao mundo tragam paz e possam ser felizes!

Mariana Abreu

10ºF

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

É em tempos difíceis que são feitas as pessoas mais fortes!

É, também, nos tempos mais difíceis que o ser humano mostra tudo aquilo de que é feito!

Tal como as Mulheres Ucranianas que apesar de tudo, apesar de todas as dificuldades por elas vividas, se recusam a abandonar o seu país, a sua nação. Muitas não se importando de dar à luz em refúgios antiaéreos com condições indignas, até mesmo deploráveis, outras tantas indo para a frente de combate, num gesto de coragem, de valentia e de heroísmo, para lutar pela independência do país ao qual chamam de pátria amada.

Estas guerreiras ficarão escritas numa das páginas mais douradas da história da humanidade.

Bravo!

Gonçalo Nogueira

10º G

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

A maior parte de nós nasce num lugar quentinho e agradável com a família por perto, pronta a acolher-nos.

Todas as crianças ucranianas mereciam o mesmo acolhimento e não o som das bombas a abaterem o solo das cidades do seu país.

Diana Almeida

10ºA

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Caras mulheres ucranianas, 

Não consigo, enquanto mulher e, acima de tudo, enquanto pessoa, ficar indiferente a tão bonitas imagens. Aquando de um momento tão difícil, vivem outro tão tocante. Que força a vossa!

Têm todo o apoio português, mantenham-se fortes!

Ana Bernardo

10ºF

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queridas guerreiras ucranianas,

Perante este mundo liderado pela ganância e movido pelo egoísmo, não posso imaginar a vossa angústia ao ver partir os vossos entes queridos que vos deixam para atenderem uma guerra, antes de sequer poderem convosco acolher os pequenos seres que se geram dentro de cada um dos vossos ventres.

Todos deveríamos ter a oportunidade de acolher os nossos filhos num local seguro e acolhedor e envolvê-los com todo o amor que transborda dos nossos corações. Mas esse direito foi-vos negado!

Os homens e as mulheres do amanhã nascem em bunkers embalados pelas melodias de uma guerra. Uma guerra em que o sangue de inocentes é derramado porque o consenso está longe de ser alcançado.

Mas peço-vos que, enquanto filhas da Ucrânia, não percam a esperança!

Dentro de cada uma de vós brilha uma luz capaz de ofuscar os tempos mais obscuros. Por isso, lutem! Façam-no pela vossa pátria, pelos vossos filhos e pelo futuro deles!

Joana Pinheiro

10ºB

Comentários