Iniciámos ontem, na ESFA, o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos!
O diretor do Agrupamento, Dr. Joaquim Loureiro, deu as boas-vindas e partilhou algumas palavras, realçando a importância de se realizarem este tipo de iniciativas que enriquecem a escola e que se constituem como espaços de reflexão e de debate que os alunos e alunas devem valorizar e aproveitar.
De seguida, recebemos o Dr. Amílcar Cardoso do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, que nos trouxe um tema bastante atual e pertinente: “A Inteligência Artificial centrada no humano”. Foi uma sessão bastante enriquecedora em que se esclareceram alguns conceitos e se levantaram muitas questões relacionadas com o futuro e com os Direitos Humanos.
Na 2ª sessão da manhã, dedicada às boas práticas de Sustentabilidade, recebemos o Dr. João Cruz, que deu a conhecer algumas das práticas do município nesta área e a Dra. Daniela Pereira, da empresa H Sarah Trading, uma empresa que opera na área da gestão de resíduos têxteis e que, à distância, explicou também as diversas etapas deste processo de recolha seletiva que contribui para a diminuição da quantidade de resíduos destinados ao aterro.
Na parte da tarde, a Dra. Leonor Pais e o Dr. Nuno Rebelo dos Santos, foram os dinamizadores de uma sessão bastante interessante dedicada ao “Trabalho Digno”. Alertaram para o facto de que, contrariamente ao que se possa pensar, ainda hoje existem muitas situações em que não são respeitadas as diversas componentes que devem ser salvaguardadas para que a dignidade no trabalho não seja colocada em causa.
Finalizámos este dia visualizando o documentário “A última fronteira” que foca a questão dos refugiados.
Muito obrigada aos nossos convidados e convidadas pela pertinência das suas intervenções que permitiu abordar os Direitos Humanos em diversas vertentes.
Agradecemos ainda às alunas e alunos que conduziram as diversas sessões -Frydia Silveira e Lina Du (11ºB), João Justo (11ºE) e João Caldeira (10ºC) e a todos os que marcaram presença neste primeiro dia.
Comentários