Avançar para o conteúdo principal

Projetos /Atividades

Escola a Ler
A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha.
A nossa escola integra esta ação em 4 iniciativas:


1.      Leitura orientada - Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita.

2.     Vou levar-te comigo! - Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária em articulação com os docentes da turma.

3.    Equipa de leitura - Constituída por um grupo de alunos e alunas leitores que se disponibilizam para participar em ações regulares de dinamização de leitura - divulgação de vídeos, promoção de livros, leituras em sala de aula…

4.    Tempo para ler e pensar! (ação iniciada em 2022/2023)- Leitura e exploração mensal de textos, artigos de jornal e outros materiais de leitura que convidem o aluno a refletir. Na nossa escola estamos a desenvolver a iniciativa em duas vertentes: “Ler+ o mundo” (com os docentes de Filosofia, Sociologia, Psicologia…) e “Ler+ Literatura” (docentes de Português).



Projetos Erasmus

Digital Ambassadors of Cultural Heritage

Projeto Erasmus que decorreu nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2023 e no qual participaram alunos do Curso profissional de Técnico de Turismo. Envolveu cinco países: Turquia, Roménia, Portugal, Letônia e Lituânia. Durante o projeto, os alunos contactaram com o património cultural dos diversos países envolvidos comparando as semelhanças e diferenças da cultura, tradições e estilo de vida, encontrando a diversidade na unidade da Europa. O principal objetivo foi que os alunos tomassem consciência da importância da nossa herança cultural e que se sentissem parte dela.

Para além do desenvolvimento de competências inerentes a qualquer projeto deste tipo (a língua estrangeira, o trabalho colaborativo, as tecnologias de informação e comunicação…), pretendeu-se que os alunos fossem encorajados a aceitarem a diversidade cultural como uma força que pode fazer a diferença na vida de cada um de nós e a reconhecerem valores comuns para a promoção da democracia e da paz.


Digital Storytelling Meets the World of Work - 2ª edição

No ano de 2019/2020 foi lançada uma segunda edição do projeto, mais centrada agora no empreendedorismo, o qual dadas as limitações impostas pela pandemia não permitiu a deslocação de alunos. Para além dos cinco países iniciais, esta segunda edição conta também com alunos de escolas da Alemanha e de Espanha. Envolve novamente uma turma do curso profissional de Técnico de Turismo (alunos que se encontram este ano a frequentar o 11º ano). Têm sido desenvolvidos workshops online, (método “Storytelling” e aplicação “Snapseed” para criação e edição de fotografias com o telemóvel).

Na semana de 25 a 29 de abril de 2022, recebemos os parceiros europeus - finlandeses, gregos, romenos, espanhóis, alemães e italianos – em Portugal. Tal como na edição anterior, os alunos prepararam as entrevistas às diversas organizações, realizaram as visitas e produziram um pequeno filme, utilizando o método do “storytelling” que foi depois partilhado com todo o grupo. 

Foi uma semana bastante intensa de aprendizagem e de partilha, quer para os alunos, quer para os professores, que envolveu a colaboração de muitas pessoas, às quais, reconhecidamente, muito agradecemos.

Estiveram envolvidos nesta mobilidade em Portugal, quatro discentes do Curso Profissional de Técnico de Turismo (12º J) - as alunas Carolina Pereira, Daniela Polónio e Mariana Paim e o aluno Diogo Quadros.  

Em maio de 2022, as docentes envolvidas no projeto, Teresa Beja, Sara Sousa e Esmeralda Martins estiveram presentes num encontro na Alemanha que envolveu todos os professores parceiros e onde ficou decidido uma nova mobilidade externa com alunos, a ter lugar no próximo mês de novembro.

 

Assim, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, estivemos presentes com um grupo de 4 alunos (Diana Sousa, Diana Almeida, José Santos e Ricardo Gomes) em Esslingen, onde para além das visitas a diversos empreendedores (dos quais resultaram uma série de pequenos vídeos), visitámos ainda os mercados de Natal de Sttutgart e Esslingen, a fábrica de chocolates Ritter e o Museu da Mercedes.


Digital Storytelling Meets the World of Work - 1ª edição

Projeto Erasmus coordenado por uma escola finlandesa no qual somos parceiros e que foi desenvolvido na Escola Secundária Felismina Alcântara nos anos letivos 2015/2017. 

Itália

Roménia

Fizeram parte deste projeto, para além da Finlândia e de Portugal, escolas da Itália, Grécia e Roménia. Estiveram envolvidos 16 alunos do curso profissional Técnico de Turismo os quais participaram em 3 mobilidades externas (Grécia, Itália e Roménia) e receberam o grupo em Portugal. 

O grande objetivo do projeto foi o de aproximar os alunos do mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências digitais. Resumidamente, durante as várias mobilidades eram realizadas visitas a diversas empresas/organizações e os alunos eram convidados a produzir um vídeo tendo por base o "storytelling" - criavam a história, as questões a colocar durante a visita, o "storyboard" e produziam o vídeo que era apresentado na sessão final a todos os participantes. 


Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos

O Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos é uma iniciativa dinamizada pela Biblioteca Escolar em conjunto com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas que conta com a colaboração de vários docentes e alunos.





Como surgiu?

Há muitos anos que comemorávamos o Dia Mundial de Direitos Humanos na escola - expondo materiais, exibindo um filme ou convidando alguma organização para uma palestra. Contudo, após termos detetado uma certa apatia nos nossos alunos face a uma série de problemas que afetam a sociedade, como por exemplo, a pobreza, a violência doméstica e no namoro, o bullying, o racismo… até questões  mais atuais como a crise dos refugiados ou os constrangimentos decorrentes das questões ambientais de que hoje tanto se fala – as alterações climáticas, a falta de água, a crise energética...


Detetada esta indiferença que muitos professores relatavam, nomeadamente, colegas de disciplinas onde estes temas são mais focados, caso de Filosofia, de Área de Integração, de Sociologia, de Geografia…pensámos que era altura de alargar a comemoração do Dia Mundial de Direitos Humanos, que habitualmente assinalávamos com a exibição de um filme ou com o convite a uma organização, para um conceito mais abrangente que envolvesse mais docentes e alunos e produzisse um impacto maior na escola. Assim, surgiu este ciclo de 3 dias, durante o qual procuramos, não só trazer várias organizações de trabalho reconhecido na área da cidadania ativa, como tentamos que toda a escola “respire” direitos humanos, através de exposições, de mostra de trabalhos dos alunos, de divulgação de recursos educativos, da leitura de textos em sala de aula…

 

Lista de organizações

  • REDE – “Direito ao trabalho”
  • Amnistia Internacional – o núcleo de Viseu esteve presente em diversas sessões ao longo de vários anos, o Coordenador - Executivo Dr Pedro Neto participou em 2017
  • NAVVD _Núcelo de ...“Violência no namoro”
  • Filomena Iria – Apresentação do livro “Recontos de violência doméstica”
  • Rede Europeia Anti-Pobreza – “Pobreza e Exclusão social”
  • Plataforma de Apoio aos Refugiados – Refugiados: mitos e medos
  • Academia Cidadã – Workshop:  Direitos Europeus
  • Equipa multidisciplinar especializada para assistência a vítimas de tráfico humano - Tráfico de seres humanos
  • Alerta: Práticas comerciais desleais – DECO
  • Partilha de boas práticas – Mangualde Social e Cruz Vermelha Portuguesa
  • Tribunal de Porta Aberta – Juiz da Comarca de Mangualde
  • Apresentação do livro – Mães atrás das grades – jornalista Isabel Nery
  • Casa Qui – Igualdade de género
  • Associação de Ideias – A poesia não tem grades
  • SOS Racismo -Portugal, país racista?
  • Affrikagrupperna – Combatendo a pobreza em África
  • ACCIG – wokshop “Violência no namoro”
  • Bruno de Carvalho – Aquaponia
  • Ricardo Frade – Apresentação do livro “Da Suécia a Portugal sem um tostão”
  • Hug the world – Abraçar o mundo – “Voluntariado: fazer acontecer”
  • Fátima Claudino (Unesco) – A educação para aa cidadania e os direitos humanos: as escolas associadas da Unesco
  • Cruz Vermelha Portuguesa
  • APAV (vila Real) – Violência no namoro – quem não te respeita não te merece”
  • Banco Alimentar – O papel do BA na comunidade
  • Escola Segura – Por uma escola livre de Bullying
  • IPDJ – Voluntariado: um ato de cidadania  

Contamos normalmente com a colaboração dos alunos de Artes Visuais  e de Educação Visual que têm sido os autores de muitas das exposições dinamizadas (tais como, ilustrações da declaração universal de direitos humanos ou instalações que têm por base os objetivos de desenvolvimento sustentável), com a colaboração também de alunos de cursos profissionais ligados à área da animação sociocultural ou às artes do espetáculo que têm dinamizado várias performances baseadas nos temas em debate  e com o apoio dos alunos das áreas de secretariado, gestão ou animação turística que têm assegurado toda a logística, desde o delinear do programa, aos contactos com as organizações, à apresentação e condução dos trabalhos ao longo de todo o evento… acabando assim, também por colocar em prática muitos dos conhecimentos teóricos que lhes são dados nas aulas.

 

Projeto LED - Ler, Escrever, Divulgar

Em articulação com as docentes de Português - Ana Paula Loureiro e Catarina Campos - e os docentes de TIC - Ana Bela Marques e Rui Duarte, a biblioteca coordenou durante o ano letivo 2021/2022 o Projeto LED - Ler, Escrever, Divulgar, um projeto financiado pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares a desenvolver em quatro turmas do 9º ano - 9º A, B, C e E.
O projeto visou a consolidação de aprendizagens, pretendendo-se que os alunos:


- Expressem, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos;
- Desenvolvam competências de escrita;
- Expressem, através de processos e suportes diversificados, o apreço por livros e autores em função de leituras realizadas, de forma a estimular outros a ler.


Pretendeu-se assim, incentivar a leitura de obras autonomamente ao longo do ano letivo. Após a leitura, os alunos foram convidados a elaborar um produto de divulgação da leitura realizada que estimulasse outros alunos a ler – uma apreciação crítica, um cartaz promocional do livro que incluísse uma pequena resenha, a elaborar manualmente ou de forma digital; um pequeno filme, um podcast entre outros… Paralelamente, foram realizadas pequenas formações de capacitação digital, que decorreram online, e que visaram dotar os alunos das competências necessárias à criação deste tipo de produtos.
Os trabalhos criados ao longo do ano letivo foram divulgados na escola e nas redes sociais da escola e estiveram na base de diversas exposições e à criação de QR Codes que foram colocados nos livros remetendo para as apreciações criadas pelos alunos e alunas, contribuindo assim, para estimular nos alunos o contacto com os livros e a leitura, condição essencial para levar à descoberta do prazer de ler!
Para ver as atividades desenvolvidas, aceda ao site do projeto aqui!
 


Parlamento dos Jovens 

O Parlamento dos Jovens é um projeto com grande tradição na nossa escola que é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades.  Tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.

Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República – ensino básico e ensino secundário.

 

Desenvolve-se em 3 Fases:

• 1a fase – Fase de Escola (a concluir até final de janeiro)

• 2a Fase – Fase Distrital (durante o mês de março)

• 3a Fase – Fase Nacional: (durante o mês de maio)

 

O que tens de fazer?

- Criar uma lista de 10 elementos e fazer a inscrição (até ao final de novembro) junto do professor coordenador ou na biblioteca da ESFA (secundário) ou da GEA (básico);

- Debater o tema com os teus colegas de lista e em conjunto, proporem, no máximo, 3 medidas sobre o tema proposto para cada ano.

Nestas medidas deve estar explícito o que entendem que a Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou até os próprios jovens devem fazer para resolver o tema em debate no programa. Este será o vosso “programa eleitoral” que será sujeito a votação pelos vossos colegas. Nesta votação serão apurados os deputados (máximo de 31) que irão participar na sessão escolar.

 

Para que serve a Sessão Escolar?

 Realiza-se, normalmente, em janeiro e serve essencialmente para:

• Aprovar o Projeto de Recomendação da escola: as propostas das várias listas que elegerem deputados vão ser discutidas nessa Sessão e o texto final pode ter até 3 medidas (as mais votadas na Sessão), que devem estar redigidas de forma clara e objetiva;

• Eleger os deputados da escola à Sessão Distrital (normalmente 3 alunos)

• Eleger o candidato à Mesa da Sessão Distrital;

• Escolher um tema para debate na edição do Parlamento dos Jovens do ano seguinte.

Para saberes mais, consulta o site do projeto aqui!

 



Comentários