1. Leitura orientada -
Realização de atividades
que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a
prática regular e continuada da leitura e da escrita.
2. Vou levar-te comigo!
- Dinamização periódica de
sessões de requisição domiciliária em articulação com os docentes da turma.
3. Equipa de leitura - Constituída por um grupo de alunos e alunas leitores que se disponibilizam para participar em ações regulares de dinamização de leitura - divulgação de vídeos, promoção de livros, leituras em sala de aula…
4. Tempo para ler e pensar! (ação iniciada em 2022/2023)- Leitura e exploração mensal de textos, artigos de jornal e outros materiais de leitura que convidem o aluno a refletir. Na nossa escola estamos a desenvolver a iniciativa em duas vertentes: “Ler+ o mundo” (com os docentes de Filosofia, Sociologia, Psicologia…) e “Ler+ Literatura” (docentes de Português).
Projeto Erasmus que decorreu nos anos letivos 2020/2021 e
2021/2023 e no qual participaram alunos do Curso profissional de Técnico de
Turismo. Envolveu cinco países: Turquia, Roménia, Portugal, Letônia e Lituânia.
Durante o projeto, os alunos contactaram com o património cultural dos diversos
países envolvidos comparando as semelhanças e diferenças da cultura, tradições
e estilo de vida, encontrando a diversidade na unidade da Europa. O principal
objetivo foi que os alunos tomassem consciência da importância da nossa herança
cultural e que se sentissem parte dela.
Para
além do desenvolvimento de competências inerentes a qualquer projeto deste tipo
(a língua estrangeira, o trabalho colaborativo, as tecnologias de informação e
comunicação…), pretendeu-se que os alunos fossem encorajados a aceitarem a
diversidade cultural como uma força que pode fazer a diferença na vida de cada
um de nós e a reconhecerem valores comuns para a promoção da democracia e da
paz.
Digital Storytelling Meets the World of Work - 2ª edição
No ano de 2019/2020
foi lançada uma segunda edição do projeto, mais centrada agora no
empreendedorismo, o qual dadas as limitações impostas pela pandemia não
permitiu a deslocação de alunos. Para além dos cinco países iniciais, esta
segunda edição conta também com alunos de escolas da Alemanha e de Espanha. Envolve
novamente uma turma do curso profissional de Técnico de Turismo (alunos que se
encontram este ano a frequentar o 11º ano). Têm sido desenvolvidos workshops
online, (método “Storytelling” e aplicação “Snapseed” para criação e edição de
fotografias com o telemóvel).
Na semana de 25 a 29 de abril de 2022, recebemos os parceiros
europeus - finlandeses, gregos, romenos, espanhóis, alemães e
italianos – em Portugal.
Foi uma semana bastante intensa de aprendizagem e de partilha,
quer para os alunos, quer para os professores, que envolveu a colaboração de
muitas pessoas, às quais, reconhecidamente, muito agradecemos.
Estiveram envolvidos
nesta mobilidade em Portugal, quatro discentes do Curso Profissional de Técnico
de Turismo (12º J) - as alunas Carolina Pereira, Daniela Polónio e Mariana Paim
e o aluno Diogo Quadros.
Em maio de 2022, as docentes envolvidas no projeto,
Teresa Beja, Sara Sousa e Esmeralda Martins estiveram presentes num encontro na
Alemanha que envolveu todos os professores parceiros e onde ficou decidido uma
nova mobilidade externa com alunos, a ter lugar no próximo mês de novembro.
Assim, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, estivemos presentes
com um grupo de 4 alunos (Diana Sousa, Diana Almeida, José Santos e Ricardo
Gomes) em Esslingen, onde para além das visitas a diversos empreendedores (dos
quais resultaram uma série de pequenos vídeos), visitámos ainda os mercados de
Natal de Sttutgart e Esslingen, a fábrica de chocolates Ritter e o Museu da
Mercedes.
Digital Storytelling Meets the World of Work - 1ª edição
Projeto Erasmus coordenado por uma escola finlandesa
no qual somos parceiros e que foi desenvolvido na Escola Secundária Felismina
Alcântara nos anos letivos 2015/2017.
Fizeram parte deste projeto, para além da Finlândia e de Portugal,
escolas da Itália, Grécia e Roménia. Estiveram envolvidos 16 alunos do curso
profissional Técnico de Turismo os quais participaram em 3 mobilidades externas
(Grécia, Itália e Roménia) e receberam o grupo em Portugal.
O grande objetivo do projeto foi o de aproximar os alunos do
mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências digitais. Resumidamente,
durante as várias mobilidades eram realizadas visitas a diversas
empresas/organizações e os alunos eram convidados a produzir um vídeo tendo por
base o "storytelling" - criavam a história, as questões a colocar
durante a visita, o "storyboard" e produziam o vídeo que era
apresentado na sessão final a todos os participantes.
Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos
O Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos é uma iniciativa
dinamizada pela Biblioteca Escolar em conjunto com o Departamento de Ciências
Sociais e Humanas que conta com a colaboração de vários docentes e alunos.
Há muitos anos que comemorávamos o Dia Mundial de Direitos Humanos
na escola - expondo materiais, exibindo um filme ou convidando alguma
organização para uma palestra. Contudo, após termos detetado uma certa
apatia nos nossos alunos face a uma série de problemas que afetam a sociedade,
como por exemplo, a pobreza, a violência doméstica e no namoro, o bullying, o
racismo… até questões mais atuais como a crise dos refugiados ou os
constrangimentos decorrentes das questões ambientais de que hoje tanto se fala
– as alterações climáticas, a falta de água, a crise energética...
Detetada esta indiferença que muitos professores relatavam, nomeadamente,
colegas de disciplinas onde estes temas são mais focados, caso de Filosofia, de
Área de Integração, de Sociologia, de Geografia…pensámos que era altura de
alargar a comemoração do Dia Mundial de Direitos Humanos, que habitualmente
assinalávamos com a exibição de um filme ou com o convite a uma organização,
para um conceito mais abrangente que envolvesse mais docentes e alunos e
produzisse um impacto maior na escola. Assim, surgiu este ciclo de 3 dias,
durante o qual procuramos, não só trazer várias organizações de trabalho
reconhecido na área da cidadania ativa, como tentamos que toda a escola
“respire” direitos humanos, através de exposições, de mostra de trabalhos dos
alunos, de divulgação de recursos educativos, da leitura de textos em sala de
aula…
Lista de organizações
- REDE
– “Direito ao trabalho”
- Amnistia
Internacional – o núcleo de Viseu esteve presente em diversas sessões ao
longo de vários anos, o Coordenador - Executivo Dr Pedro Neto participou
em 2017
- NAVVD
_Núcelo de ...“Violência no namoro”
- Filomena
Iria – Apresentação do livro “Recontos de violência doméstica”
- Rede
Europeia Anti-Pobreza – “Pobreza e Exclusão social”
- Plataforma
de Apoio aos Refugiados – Refugiados: mitos e medos
- Academia
Cidadã – Workshop: Direitos Europeus
- Equipa
multidisciplinar especializada para assistência a vítimas de tráfico
humano - Tráfico de seres humanos
- Alerta:
Práticas comerciais desleais – DECO
- Partilha
de boas práticas – Mangualde Social e Cruz Vermelha Portuguesa
- Tribunal
de Porta Aberta – Juiz da Comarca de Mangualde
- Apresentação
do livro – Mães atrás das grades – jornalista Isabel Nery
- Casa
Qui – Igualdade de género
- Associação
de Ideias – A poesia não tem grades
- SOS
Racismo -Portugal, país racista?
- Affrikagrupperna
– Combatendo a pobreza em África
- ACCIG
– wokshop “Violência no namoro”
- Bruno
de Carvalho – Aquaponia
- Ricardo
Frade – Apresentação do livro “Da Suécia a Portugal sem um tostão”
- Hug
the world – Abraçar o mundo – “Voluntariado: fazer acontecer”
- Fátima
Claudino (Unesco) – A educação para aa cidadania e os direitos humanos: as
escolas associadas da Unesco
- Cruz
Vermelha Portuguesa
- APAV
(vila Real) – Violência no namoro – quem não te respeita não te merece”
- Banco
Alimentar – O papel do BA na comunidade
- Escola
Segura – Por uma escola livre de Bullying
- IPDJ – Voluntariado: um ato de cidadania
Contamos
normalmente com a colaboração dos alunos de Artes Visuais e de
Educação Visual que têm sido os autores de muitas das exposições dinamizadas
(tais como, ilustrações da declaração universal de direitos humanos ou instalações
que têm por base os objetivos de desenvolvimento sustentável), com a
colaboração também de alunos de cursos profissionais ligados à área da animação
sociocultural ou às artes do espetáculo que têm dinamizado várias performances
baseadas nos temas em debate e com o apoio dos alunos das áreas de
secretariado, gestão ou animação turística que têm assegurado toda a logística,
desde o delinear do programa, aos contactos com as organizações, à apresentação
e condução dos trabalhos ao longo de todo o evento… acabando assim, também por
colocar em prática muitos dos conhecimentos teóricos que lhes são dados nas
aulas.
Em articulação com as docentes de Português - Ana
Paula Loureiro e Catarina Campos - e os docentes de TIC - Ana Bela Marques e
Rui Duarte, a biblioteca coordenou durante o ano letivo 2021/2022 o Projeto LED - Ler, Escrever, Divulgar, um projeto
financiado pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares a desenvolver em quatro
turmas do 9º ano - 9º A, B, C e E.
O projeto visou a consolidação de aprendizagens, pretendendo-se que os alunos:
- Expressem, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas
suscitadas pelos textos lidos;
- Desenvolvam competências de escrita;
- Expressem, através de processos e suportes diversificados, o apreço por
livros e autores em função de leituras realizadas, de forma a estimular outros
a ler.
Pretendeu-se assim, incentivar a leitura de obras autonomamente ao longo do ano
letivo. Após a leitura, os alunos foram convidados a elaborar um produto de
divulgação da leitura realizada que estimulasse outros alunos a ler – uma
apreciação crítica, um cartaz promocional do livro que incluísse uma pequena
resenha, a elaborar manualmente ou de forma digital; um pequeno filme, um
podcast entre outros… Paralelamente, foram realizadas pequenas formações
de capacitação digital, que decorreram online, e que visaram dotar os alunos
das competências necessárias à criação deste tipo de produtos.
Os trabalhos criados ao longo do ano letivo foram divulgados na escola e nas
redes sociais da escola e estiveram na base de diversas exposições e à criação
de QR Codes que foram colocados nos livros remetendo para as apreciações
criadas pelos alunos e alunas, contribuindo assim, para estimular nos
alunos o contacto com os livros e a leitura, condição essencial para levar à
descoberta do prazer de ler!
Para ver as atividades desenvolvidas, aceda ao site do projeto aqui!
Parlamento dos Jovens
O Parlamento dos Jovens é um projeto com grande tradição na
nossa escola que é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com
outras entidades. Tem como objetivo promover a educação para a cidadania
e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
Culmina
com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República – ensino
básico e ensino secundário.
Desenvolve-se em 3 Fases:
•
1a fase – Fase de Escola (a concluir até final de janeiro)
•
2a Fase – Fase Distrital (durante o mês de março)
•
3a Fase – Fase Nacional: (durante o mês de maio)
O que tens de fazer?
-
Criar uma lista de 10 elementos e fazer a inscrição (até ao final de novembro)
junto do professor coordenador ou na biblioteca da ESFA (secundário) ou da GEA
(básico);
-
Debater o tema com os teus colegas de lista e em conjunto, proporem, no máximo,
3 medidas sobre o tema proposto para cada ano.
Nestas medidas deve estar explícito o que entendem que a
Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou
até os próprios jovens devem fazer para resolver o tema em debate no programa.
Este será o vosso “programa eleitoral” que será sujeito a votação pelos vossos
colegas. Nesta votação serão apurados os deputados (máximo de 31) que irão
participar na sessão escolar.
Para que serve a Sessão Escolar?
Realiza-se,
normalmente, em janeiro e serve essencialmente para:
•
Aprovar o Projeto de Recomendação da escola: as propostas das várias listas que
elegerem deputados vão ser discutidas nessa Sessão e o texto final pode ter até
3 medidas (as mais votadas na Sessão), que devem estar redigidas de forma clara
e objetiva;
• Eleger os deputados da escola à Sessão Distrital
(normalmente 3 alunos)
• Eleger o candidato à Mesa da Sessão Distrital;
•
Escolher um tema para debate na edição do Parlamento dos Jovens do ano seguinte.
Para saberes mais, consulta o site do projeto aqui!
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