quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Parlamento dos Jovens


Realizámos hoje a 1ª reunião do Parlamento dos Jovens - Secundário, para explicar o processo aos alunos interessados em participar. Compareceram apenas 5, pelo que não sabemos se esta iniciativa terá, este ano, "pernas para andar", o que será uma pena.

O Parlamento dos Jovens – Secundário tem como objectivos:

  • Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
  • Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  • Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Tema

“UNIÃO EUROPEIA: participação, desafios, oportunidades"


Fases:

Constituição da Comissão Escolar – 1 prof + 3 alunos (dezembro)

- Candidaturas - Os alunos constituem listas com 10 elementos (se houver mais que uma lista, poderá ser apenas constituída com 8 alunos) e uma ou duas propostas relativas ao tema proposto (dezembro)

- A Comissão eleitoral promove a candidatura das listas - afixa, publicita as propostas, organiza o processo eleitoral

- Processo Eleitoral - eleição dos deputados à sessão escolar (método d'Hondt) para aprovação de um projecto de recomendação da escola (baseado nas propostas) e eleição dos representantes da escola (deputados) à sessão distrital (Janeiro)

- Sessão Distrital - para aprovação do Projecto de Recomendação e eleição dos deputados que representarão o distrito na sessão nacional.

O Parlamento dos Jovens, dá ainda acesso ao Programa Euroscola, que oferece viagens a Estrasburgo. Se estás interessado em participar, forma a tua lista, redige o teu projecto de recomendação e contacta a Comissão Eleitoral. Prazo Limite - 12 de Dezembro. Participa!

Mais informações na biblioteca ou no site do IPJ - www.ipj.pt

Sem comentários: