Avançar para o conteúdo principal

Este mês nas bibliotecas...


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador - “Aprende a descodificar o teu mundo" é o tema deste ano. Em todo o mundo, é reforçada a visibilidade da biblioteca escolar como recurso poderoso na aprendizagem dos alunos! É também essa a intenção que preside às visitas que temos vindo a realizar com os novos alunos, nas bibliotecas do agrupamento.
No dia 6, assinalando o Dia Internacional do Idoso, os alunos do 3ºD, 3º E e EB1 de Fagilde realizaram leituras nos lares da Nossa Senhora do Amparo, Morgado do Cruzeiro e no Centro de Dia de Fornos de Maceira Dão. Foram acompanhados pelos respetivos docentes, pela professora bibliotecária e pela diretora da biblioteca municipal. 
No dia 16 comemora-se o Dia Mundial da Alimentação pelo que estão a ser preparadas muitas atividades destinadas a celebrar esta data. Fiquem atentos!
Para a educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos lançámos este ano um concurso diferente abordando a temática do Halloween, desafiando os alunos a criar a capa de um livro. O regulamento pode ser consultado no blogue da biblioteca da GEA. A exposição dos trabalhos e entrega de prémios aos alunos vencedores será realizada, como é habitual, na noite do dia 28 (6ª feira), durante o Sarau "Leituras Enfeitiçadas" que irá acontecer na Biblioteca Municipal! Não faltem!
Iniciámos na ESFA o projeto de leitura "Os livros procuram os alunos" com os alunos do 9º E e 9º G coordenados pela professora Graça Albuquerque. O objetivo principal é incentivar a requisição de livros e a descoberta do prazer de ler!
Na última semana do mês teremos muito gosto em receber na ESFA os alunos e professores da Finlândia, da Grécia, da Roménia e da Itália integrados no projeto Erasmus "Digit - Digital Storytelling meets the world of work". Neste projeto que se encontra no segundo ano de atividade estão envolvidos os alunos do Curso Profissional de Turismo (11ºL). 
Também como é já habitual, em parceria com a BM e o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2016, um programa dedicado ao cinema de animação, que decorrerá na última semana do mês. 
Estejam também atentos aos desafios mensais que vos propomos!
                                     Bom mês… Boas leituras!

Comentários