Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher


As origens do Dia Internacional da Mulher chegam a 1857. 
A 8 de março um grupo de trabalhadoras da indústria têxtil organizou uma marcha em Nova Iorque para exigir melhores condições de trabalho, a jornada diária reduzida para 10 horas e direitos iguais para homens e mulheres. Cinquenta e um anos depois, a 8 de março de 1908, um outro grupo de trabalhadoras em Nova Iorque escolheu a data para avançar para uma greve, homenageando as antecessoras. Queriam o fim do trabalho infantil e o direito de votar.

Em 1975 as Nações Unidas elegeram 8 de março como o Dia Internacional da Mulher A luta pelos direitos das mulheres tem mais de um século, mas as conquistas continuam a não ser universais. 

Hoje, na escola, assinalámos o dia propondo a leitura de um texto em todas as salas de aula, expondo os aventais que fizemos com mensagens alusivas às desigualdades que ainda existem e partilhámos dois textos no intervalo maior com a comunidade escolar.






Contámos com a presença de muitos alunos e alunas e de vários docentes e funcionárias que se juntaram a nós neste momento. 
Muito obrigada a todos e a todas e um Feliz Dia Internacional da Mulher!

Comentários