Avançar para o conteúdo principal

Saramago 100 anos


José Saramago o genial escritor português faria hoje 99 anos. A data marca o início do ano Saramago, um ano dedicado ao centenário, estando previsto o desenvolvimento de inúmeras iniciativas um pouco por todo o mundo.

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga.
As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. «E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou
Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte.
No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário.
Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis.
Em 1971 assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do Diário de Notícias.
No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca. .
José Saramago recebeu inúmeros prémios, entre os quais se destacam a atribuição do Prémio Camões em 1995 e do Prémio Nobel de Literatura em 1998. 

No átrio da biblioteca pode ser vista uma pequena mostra sobre a vida e obra do escritor!




Comentários