Avançar para o conteúdo principal

PEJ Escola


Foi na 5ª feira que se realizou na ESFA a 1ª sessão de seleção do PEJ Escola, proporcionando uma nova experiência a cerca de cinquenta jovens distribuídos por cinco equipas. A organização esteve a cargo de um grupo de jovens estudantes na ESFA que participaram anteriormente no projeto. As equipas foram orientadas por elementos exteriores à escola, oriundos da APPEJ- Associação Portuguesa de Parlamento Europeu de Jovens.
Na ESFA viveram-se intensamente as atividades inerentes ao projeto dando cumprimento a inúmeros objetivos, tais como: promover a educação para a cidadania e incentivar o interesse dos/as jovens pela participação cívica e política; promover a educação não formal e a educação de pares; dotar os/as jovens para participarem ativamente num mundo que se quer cada vez mais global, visando a formação integral do aluno, reforçando a dimensão europeia na educação. Ao longo do dia, as equipas debateram, em língua inglesa, diversos temas – regulação da utilização da Internet, distúrbios alimentares, energias renováveis, promoção da cultura em ambiente de austeridade e desemprego juvenil. À noite, realizou-se o Euroconcerto, durante o qual foi anunciada a equipa que mais se destacou na sessão – o Comité da Cultura – já que vencedores, foram todas as equipas!
Os apoios da direcção do Agrupamento Escolas de Mangualde, da Câmara Municipal de Mangualde, da Caixa de Crédito Agrícola, da ourivesaria “Sonho de Ouro” e da Lasergraf. Lda, foram imprescindíveis para o desenvolvimento da atividade.            

Comentários