Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher


 #PortugalContraAViolência

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher celebra-se anualmente no 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. 

A  violência de género tornou-se um problema estrutural que afeta as mulheres aumentando a subordinação ao gênero masculino. Origina-se na falta de igualdade das relações entre homens e mulheres em diferentes âmbitos e a discriminação persistente para as mulheres. Trata-se de um problema social presente tanto no âmbito doméstico quanto no público em diferentes âmbitos: físico, sexual, psicológico, económico, cultural, etc e afeta as mulheres desde o nascimento até a idade avançada. Não está confinada a uma cultura, região ou país específico, nem a grupos particulares de mulheres na sociedade.

O combate contra a violência de género tem uma importante dimensão política, afirmam especialistas de diferentes âmbitos.[A educação e uma resposta adequada da justiça que evite a impunidade são importantes chaves para lutar contra a violência que oprime as mulheres. 



Comentários