Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - dia 1


Iniciámos hoje o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos. Abrimos este evento com um filme sobre a Declaração Universal, o documento mais importante na defesa dos Direitos Humanos, enfatizando a ideia de que, o mesmo, contudo, não impede que as violações destes direitos ocorram um pouco por todo o mundo, pelo que cada um de nós deve ser um agente ativo na promoção e na defesa destes direitos. Demos de seguida a palavra à adjunta da direção, Dra Ana Amaral que questionou a audiência sobre o porquê de ainda existirem tantas discriminações e evocou o Padre António Vieira como tendo sido um verdadeiro defensor dos direitos dos mais desprotegidos.

Passámos por fim à nossa convidada, a Dra Rosabela Afonso que focou os Direitos das Mulheres  enaltecendo o exemplo de algumas Mulheres extraordinárias da nossa história, tais como, Adelaide Cabete, Carolina Beatriz Ângelo, Ana de Castro Osório, Maria de Lurdes Pintassilgo, entre outras.

Durante a tarde, contámos com a presença da Dra Teresa Teixeira, do IPDJ, que de uma forma bastante descontraída, conseguiu alertar e sensibilizar os nossos jovens, levando-os a discutir assuntos relacionadas com o discurso de ódio, o racismo, a discriminação, a violência no namoro, a homofobia...

Muito obrigada às duas palestrantes, aos docentes e discentes que assistiram e aos alunos e alunas que apresentaram as sessões - Mariana Amaral e João Figueiredo da parte da manhã e Mariana Paim na sessão da tarde. 

Amanhã de manhã, continuaremos este Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos.

Comentários