Avançar para o conteúdo principal

Ler para a Paz e Harmonia Globais

Mensagem do Dia Internacional da Paz (22 de setembro 2022)

A paz é uma busca nobre e necessária e o único caminho prático para um mundo melhor e mais justo para todas as pessoas. No entanto, em muitos lugares, em muitos contextos, estamos a falhar na causa da paz. O tema do Dia Internacional da Paz deste ano – “Acabar com o racismo, construir a paz” – lembra-nos das muitas maneiras pelas quais o racismo envenena os corações e as mentes das pessoas e corrói a paz que todos buscamos.

O racismo rouba às pessoas os seus direitos e dignidade. Inflama as desigualdades e a desconfiança. E separa as pessoas num momento em que nos deveríamos unir enquanto família humana para restaurar o nosso mundo fraturado.

Em vez de lutarmos uns contra os outros devemos trabalhar para derrotar os nossos verdadeiros inimigos – o racismo, a pobreza, as desigualdades, os conflitos, a crise climática e a pandemia da Covid -19. Devemos derrubar estruturas que sustentam o racismo e promover movimentos de direitos humanos em todos os lugares. E devemos abafar as vozes cruéis do discurso de ódio com um clamor unido e sustentado pela verdade, compreensão e respeito mútuo.

Neste dia importante, um período de 24 horas de não violência e de cessar-fogo, renovamos o nosso apelo para que todas as pessoas façam mais do que depor as suas armas. Apelamos que reafirmem os laços de solidariedade que partilhamos como seres humanos e se dediquem à construção de um mundo melhor e mais pacífico.

António Guterres

Secretário-Geral da ONU

Comentários