Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - dia 1

 


Iniciámos hoje de manhã, no auditório da ESFA, o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos. A abrir a sessão contámos com a turma do 10ºK que deu voz ao texto “Nascemos Livres”, escrito e encenado pela professora Maria Aguiar. Muito obrigada ao 10K e à professora Maria por este momento tão bonito!
De seguida, o nosso diretor, Dr. Joaquim Loureiro, também nos brindou com algumas palavras, realçando a importância de conhecermos e cumprirmos os Direitos Humanos e do respeito que devemos ter com os outros, pois só assim será possível construirmos um mundo muito melhor para todos.
Passámos depois à nossa convidada que, dado o facto de se encontrar nos Açores e de o voo ter sido cancelado, não conseguiu estar presente como seria desejável. Felizmente que nestes contratempos a tecnologia é uma grande aliada e, assim, mesmo tendo um oceano a separar-nos, conseguimos ter a Rita Albuquerque connosco, partilhando as suas experiências passadas no Quénia, na Malásia, no Cambodja e perceber o trabalho que tem desenvolvido, mais recentemente, no âmbito da Fundação Aga Khan.
Foi uma sessão bastante inspiradora! A Rita é uma excelente comunicadora e, mesmo à distância, conseguiu facilmente captar a atenção dos presentes.
Muito obrigada à Rita por esta partilha e por, mais uma vez, ter participado neste ciclo dedicado aos Direitos Humanos.
Apresentaram a sessão as alunas da equipa de leitura, Diana Almeida e Mariana Almeida.




Dando continuidade a este primeiro dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, recebemos durante a tarde a Catarina Madeira e a Mariana Madeira, ex-alunas desta escola. Na primeira sessão, ouvimos a Catarina relatar a sua experiência de voluntariado internacional desenvolvida na Fundação da Criança e da Juventude de São Tomé e Príncipe. Uma sessão emotiva, pois os laços que se criam nestas experiências não se esquecem mais... E assim, para além de dar conta do trabalho que desenvolveu e do apoio que, mesmo cá, continua a prestar, a Catarina deu também algumas “dicas” que poderão ser bastante úteis a quem desejar abraçar um desafio deste tipo.
De seguida, a Mariana iniciou a sua comunicação falando de desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 e dos 17 ODS, inquirindo os alunos e alunas sobre algumas das suas práticas sustentáveis. Apoiada pela Catarina nesta sessão, passou depois a referir o trabalho de voluntariado que desenvolve no núcleo de Viseu da Refood, uma organização global e independente, cujo foco é o combate ao desperdício alimentar.
Muito obrigada à Catarina e à Mariana pelos seus testemunhos que tão bem se enquadraram nos objetivos deste ciclo de reflexão!
A apresentação das duas sessões foi realizada pela Mariana Almeida.





Comentários