Avançar para o conteúdo principal

Contos para o 10º ano - alguns dos títulos disponíveis

Marido e outros Contos - Lídia Jorge
Sete contos diferenciados pelos retratos diversos dos protagonistas – Uma mulher que se deixa submeter à arbitrariedade de um marido bárbaro, um professor que procura no voo dos pássaros o sinal da presença de Deus, um cabeleireiro que se vinga da ausência da beleza, jovens que procuram espaço para um resto de heroísmo juvenil diante da polícia, uma sobrinha que rememora a sua história de amor por um tio, uma visitante que invoca uma cena de perversão entre crianças dentro de um trigal, ou uma história contada por um antigo nadador-salvador por quem cinco jovens se enamoraram.

Contos Policiais - Vários
Pedro Sena-Lino coordena esta obra que reúne contos de alguns dos mais conceituados autores portugueses:  Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Mafalda Ivo Cruz, Mário Cláudio, Rui Zink, Valter Hugo Mãe. E com a estreia de Ricardo Miguel Gomes. 


Meninas - Maria Teresa Horta
Do fabuloso monólogo de Lilith num paradisíaco ventre materno, primeiro conto deste volume, até «Estrela», que fecha o livro, numa violenta, mas irresistível, história de abuso sexual paterno que leva a filha ao suicídio, Maria Teresa Horta traça, num português sumptuoso, ao longo de mais de trinta contos, uma vasta e belíssima galeria de «Meninas». Quase todas negligenciadas, quando não abandonadas e maltratadas, entregam-se à magia ou à leitura salvadoras. É assim com Beatriz, à beira do abismo no Faial, com Laura, abandonada pela mãe em «Eclipse», com Branca, perseguida pela madastra e o pai, com Maria do Resgate, que abre a porta aos anjos na falta da mãe, com Rute, ladra «sem culpa» de uma rosa apaixonante. Mas também com a infância de personagens históricas como a sanguinária condessa húngara Erzsébet, com a rebelde Carlota Joaquina, inconformada com um destino que não quis, a seduzir e enfeitiçar o pintor Maella autor do seu retrato oficial, ou literárias como Katie Lewis, apaixonada pela leitura e assim retratada por Edward Burne-Jones, a gerar o fascínio de Oscar Wilde. "As Meninas" é um livro mágico e encantador, com que Maria Teresa Horta abre um novo rumo na história da literatura portuguesa.



Contos Completos - Gabriel Garcia Marquez
Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias.
Histórias fantásticas que reflectem a cultura sul-americana, misturando acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, escritas com o estilo que caracteriza a obra de García Márquez, em que os milagres se inserem na vida quotidiana e a prosa se aproxima inevitavelmente do seu destino fatal: a poesia.

Comentários