Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre direitos Humanos - dia 3

Começámos o último dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos visualizando um conjunto de pequenos vídeos sobre os 30 artigos que constituem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

De seguida, os alunos do Curso Vocacional de Animação Sociocultural, sob coordenação da docente Maria Aguiar, realizaram uma performance tendo por base o texto "Manifestamente Melhor". 
Recebemos depois o  Dr. Paulo Lima, Meritíssimo Juiz da Comarca de Mangualde que evocou os Direitos Humanos na perspetiva do Direito e da Justiça, numa sessão inserida na iniciativa "Tribunal de Porta Aberta". 

No final da manhã foi nossa convidada a jornalista da Revista Visão, Dra Isabel Nery que veio apresentar o livro "As prisioneiras - mães atrás das grades". O livro tem por base a investigação realizada pela jornalista nos estabelecimentos prisionais de mulheres em Tires e Custóias e na cadeia de Rhode Island nos Estados Unidos da América. 
A obra é constituída pelos relatos e pelas histórias de todas aquelas que decidiram continuar a ser mães entre os muros e pelos depoimentos daqueles que inocentemente são obrigados a crescer sem liberdade.

E foi assim que chegámos ao final de mais uma edição do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos.  Esperamos que a mensagem que tentámos passar ao longo destes dias, marque um início, um ponto de partida para uma caminhada conjunta em prol da defesa dos Direitos Humanos, onde cada um de nós faça a sua parte!

Agradecemos a todos - convidados, direção, docentes, alunos, funcionários - que connosco colaboraram para tornar este evento possível! Bem-hajam!

Comentários