Avançar para o conteúdo principal

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase


Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Até ao dia 16 de janeiro os alunos e alunas que pretendam participar devem realizar a sua inscrição e prestar provas no dia 18 de janeiro.

Obras selecionadas:

-  Ensino Secundário -  "As Prisioneiras: mães atrás das grades" de Isabel Nery

É a realidade de ser mãe, mulher e criança numa prisão. Este livro destaca-se não só pelos relatos e pelas histórias de todas aquelas que decidiram continuar a ser mães entre os muros mas também pelos depoimentos daqueles que inocentemente são obrigados a crescer sem liberdade. Retrato cru e emotivo de uma realidade ainda marcada pelo preconceito, além de ser um extraordinário testemunho de vida na prisão, é um apelo ao direito de recuperar a dignidade humana.

Baseado no livro foi realizada a Curta-metragem "Os Prisioneiros " de Margarida Madeira:


-  Ensino Básico - "O quarto de Jack" de Emma Donoghue

Para Jack, de 5 anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto de 11m2, é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras e da ligação umbilical que une mãe e filho.

O livro deu origem ao filme "Quarto" de Lenny Abrahamson


Consulta o regulamento aqui e participa!

Comentários