Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - dia 1

Iniciámos na ESFA o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas representado pela docente Sara Vermelho.
Para iniciar o dia enviámos a todas as turmas da nossa escola um texto para reflexão alusivo à temática dos Direitos Humanos. De seguida, estava prevista a atuação da classe de Ginástica, mas infelizmente, as condições meteorológicas não o permitiram pelo que o evento teve de ser cancelado.
Montámos nas escadas de acesso à biblioteca um painel dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com trabalhos de ilustração dos alunos de Artes, realizados na aula da docente Cristina Vouga. Também os alunos do 9º ano da docente Anabela Pascoal trabalharam a temática tendo elaborado trabalhos que deram origem ao um móbil que foi colocado à entrada das escadas. Às duas docentes e aos alunos e alunas que colaboraram o nosso agradecimento.

Já no auditório, ouvimos uma mensagem de abertura que nos foi lida pela Ana Margarida Rodrigues e as alunas do 12º L deram início à sessão enunciando alguns dos principais objetivos desta iniciativa. Foi partilhado um filme sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao que se seguiu a intervenção do senhor Sub-diretor do Agrupamento, Dr. Fernando Espinha.

Antes de passarmos a palavra ao nosso convidado, ouvimos ainda uma leitura encenada do texto “Refugiados em nós” que foi realizada pelas alunas do 12ºK, coordenadas pela docente Maria Aguiar.
Seguiu-se a intervenção do Dr. Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal que deu a conhecer o trabalho da organização em defesa dos Direitos Humanos, apelando a uma participação ativa de todos e de cada um de nós. Foram apresentados os casos da Maratona de Cartas deste ano, o maior evento mundial de Direitos Humanos, a que todos os anos aderimos e feito o apelo para que, depois de conhecermos cada um dos casos, contribuíssemos juntando a nossa assinatura às milhares de assinaturas desta ação global. Houve ainda espaço para a divulgação da campanha Brave que visa o reconhecimento, a proteção e a segurança de todos os que lutam pela defesa dos direitos humanos. Acompanharam o Dr. Pedro Neto  a  coordenadora do Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional, Dra Patrícia Filipe, que já por diversas vezes esteve na nossa escola e a Dra Maria José Santos, nossa conterrânea.

Durante a tarde, contámos com a presença da Dra Rita Paulos, Diretora Executiva da Casa Qui que dinamizou uma sessão muito participada dedicada à igualdade de género. Contámos também nesta sessão com a colaboração de três alunas do 12ºK que prepararam nas aulas da docente Maria Aguiar uma leitura encenada do texto “Não é normal. Não é amor. É violência!

E foi assim que chegámos ao fim do primeiro dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos. Muito obrigada aos nossos convidados, à professora Maria Aguiar e aos alunos e docentes que estiveram presentes nestas sessões. 
Ficam algumas fotos!

Comentários