Avançar para o conteúdo principal

Projeto Digit - 4rd Training Activity in Romania


No âmbito do projeto “Digit - Digital Storytelling meets the world of work”, um grupo de alunos do 11º L, acompanhados das docentes Esmeralda Martins e Teresa Beja, deslocou-se à cidade de Iasi na Roménia para participar num encontro do projeto com alunos da Finlândia, Grécia, Itália e Roménia. O programa de atividades seguiu o modelo dos encontros anteriores. Após as atividades de receção e as visitas culturais (ao Teatro Nacional de Iasi e ao Palácio da Cultura) foi dinamizado um workshop sobre o método a utilizar - “digital storytelling”- e prepararam-se as visitas a realizar no dia seguinte.
Divididos em grupos, os alunos visitaram as empresas/organizações que se disponibilizaram a colaborar e a partir do material recolhido, refletiram sobre o que viram, criando uma história digital que foi apresentada no último dia.
O grupo da nossa escola aproveitou ainda para visitar a cidade de Bucareste, conhecida como a “Paris do Leste”

Esta foi a última mobilidade externa do projeto em que os alunos participaram. Pelas avaliações realizadas em todos os encontros o balanço é extremamente positivo, sendo referido pelos jovens, que o projeto lhes permitiu adquirir/desenvolver várias competências, tais como, uma maior fluência na língua inglesa; a aquisição de novas competências informáticas, sobretudo ao nível do vídeo; o trabalho de equipa com jovens de outras culturas e experiências, com os quais é preciso muitas vezes "negociar"; o estímulo a serem criativos e inovadores, para além de toda a experiência de viajar para um país estrangeiro (para muitos deles, pela primeira vez) a qual se revela especialmente importante quando se frequenta um curso profissional de Turismo, como foi o caso dos alunos envolvidos.



Comentários