Avançar para o conteúdo principal

Semana da Leitura - dia 3

Hoje iniciámos o dia da melhor maneira, recebendo o escritor Domingos Amaral. Formado em economia, e com Mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Columbia em Nova Iorque, iniciou a sua carreira jornalística n’O Independente, tendo depois sido diretor da revista Maxmen. Como cronista, escreveu para o Diário de Notícias, Grande Reportagem e Diário Económico. Tem vários romances publicados, dentre os quais destacamos “Enquanto Salazar dormia”, “O retrato da mãe de Hitler”, “Verão quente”, “O fanático do sushi”, “Quando Lisboa tremeu”, “Os Cavaleiros de São João Batista” e “Assim nasceu Portugal” uma trilogia cujo último volume será editado em maio.
Hoje, para além dos romances que escreve, do blogue que “alimenta” quase diariamente, do programa desportivo na televisão onde é comentador, ainda dá aulas na Universidade Católica onde lecciona a cadeira de Economia do Desporto.





A Carolina Vouga fez uma breve apresentação do autor e leu um excerto do livro “Enquanto Salazar dormia” acompanhada à guitarra pelo Pedro Magalhães. Passou de seguida a palavra ao autor que começou por explicar como nasceu a paixão que tem pelos livros desde criança e a forma como a leitura desenvolve diversas competências a vários níveis. Falou depois do seu percurso enquanto aluno de Economia e do jornal universitário que o iniciou na escrita, da passagem pelo Independente e de como nasceu o seu 1º romance. De conversa fácil e bem-humorada, Domingos Amaral falou dos vários romances que já editou, da forma como nasceram as histórias, do processo de construção das suas personagens, do modo como trabalha e respondeu às várias questões que a plateia lhe colocou.


Foi um encontro bastante interessante e enriquecedor com o escritor, que estimulou em muitos dos presentes a vontade de conhecer melhor a sua escrita e que deixou mensagens bastante importantes aos alunos, tais como a valorização da leitura, a importância do trabalho, do método e da determinação para que se alcancem os nossos sonhos.

Muito obrigada a todos os presentes nesta sessão e um grande bem-haja ao Domingos Amaral que esperamos voltar a ver na nossa escola!

Na parte da tarde tivemos mais uma sessão da atividade "Novas leituras" na "Sala do Futuro", desta vez com os alunos de duas turmas do Jardim de Infância de S. Julião.  Muito obrigada também pela vossa presença!




Comentários