Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - dia 1


Assinalando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos iniciámos hoje na ESFA mais um Ciclo de Reflexão. Após a exibição de um pequeno vídeo, as alunas e alunos do 12ºK deram início à sessão lendo a mensagem de abertura, que hoje, mais do que em qualquer uma das anteriores edições se focou na Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada em Paris em 1948.
Seguiu-se a intervenção do Exmo Subdiretor do Agrupamento Dr. Fernando Espinha que fez incidir grande parte do seu discurso na situação em Portugal e no muito que ainda há a fazer pelos Direitos Humanos no nosso país.
Dando início ao 1º painel do dia, contámos com a presença do Dr. Bruno de Carvalho, CEO da empresa Rubber Vulk que partilhou connosco o projeto "Verde Água", um projeto de aquaponia que, nas suas palavras “devolve à natureza o que tiramos dela”. A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional com a hidroponia num ambiente simbiótico. Vimos como é possível produzir alfaces, agrião, couves, espinafres… e muitos outros legumes utilizando esta técnica que respeita o ambiente.

Da parte da tarde, recebemos o Dr. Ricardo Frade do projeto “Pé Descalço”. Os alunos do 10ºI iniciaram a sessão com uma leitura encenada do livro “Pé Descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão” que foi preparada nas aulas de Expressões da docente, Maria Aguiar. Seguiu-se a apresentação do Dr. Ricardo Frade que, mais do que relatar a sua viagem, partilhou o seu percurso de vida e “agitou” todos os presentes, levando-os a questionarem-se sobre as escolhas que todos fazemos no dia a dia. Mostrou que tudo é possível quando se quer e se luta por isso. Foi uma apresentação muito interessante e interativa que, aliada à excelente capacidade de comunicação do nosso convidado, agradou a toda a audiência.




Agradecemos a presença de todos os alunos e alunas e dos professores que os acompanharam. Muito obrigada aos nossos convidados pelas excelentes partilhas que nos trouxeram.

Comentários