Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - dia 1


Abrimos o 1º dia deste Ciclo de Reflexão ouvindo os alunos do 8ºA e o rap que criaram sobre “Direitos Humanos” durante as aulas de Cidadania da professora Margarida Cardoso. A todos eles e à docente um grande bem-haja pela colaboração.

O presidente da Associação de Estudantes, Benjamim Abrantes, conduziu a sessão chamando  o Francisco Almeida do 12ºA para ler a mensagem de abertura (um texto inspirado nas palavras do ex-líder das Nações Unidos Ban ki-moon), passando de seguida a palavra ao sub-diretor do Agrupamento, Dr Fernando Espinha que felicitou a iniciativa e abordou alguns direitos humanos, apelando aos jovens que sejam ativos na sua defesa.

A organização convidada desta manhã, Cruz Vermelha Portuguesa, fez-se representar pela Dra Joana Pinheiro, ex-aluna da nossa escola que, atualmente, desempenha as funções de assessora de comunicação desta organização e é psicóloga clínica no hospital da Cruz Vermelha. Veio dar a conhecer o trabalho desta meritória instituição, nomeadamente a intervenção em Moçambique aquando da passagem do ciclone Idai, sensibilizando os nossos jovens alunos para o trabalho humanitário e para a importância do voluntariado. Estiveram presentes na sessão as turmas do 10ºH, 10º J, 10º L, 12º E, 12º F, 12º G e 12º H.  



Na parte da tarde, tivemos connosco a APAV – Gabinete de Vila Real com as técnicas de apoio à vítima, Alexandra Vieira, Teresa Carvalho e Jacinta Fonseca (mais uma ex-aluna da nossa escola).
Abordaram o tema da violência no namoro e da violência doméstica seguindo-se um debate bastante participado pela assistência.
No final, houve tempo ainda, para visualizar um filme sobre o tema realizado pelos alunos do 11ºI na disciplina de Expressões lecionada pela docente Maria Aguiar.
Assistiram a esta sessão as turmas do 9º D, 10º L, 11º C, 11º E, 11º F, 11º I e os alunos de Psicologia do 12ºB.





Muito obrigada às organizações convidadas por se terem disponibilizado a participar.
Muito obrigada também a todos  os docentes e alunos e alunas presentes. Amanhã daremos continuidade a este ciclo, recebendo o Banco Alimentar contra a Fome e a Equipa da Escola Segura para discutirmos o tema do "Bullying".

Comentários