Avançar para o conteúdo principal

27 janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



Com o objetivo de homenagear as vítimas do extermínio nazi e de manter viva a memória deste período negro da história, assinalámos na nossa escola “O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.
No auditório promovemos a exibição do filme “A história de Irena Sendler” baseado na vida de uma assistente social que, arriscando a sua própria vida, conseguiu tirar do gueto de Varsóvia mais de 2500 crianças judias. Irena Sendler veio a ser mais tarde nomeada para o Prémio Nobel da Paz. Esta exibição foi precedida da dramatização “Uma decisão que salvou vidas” realizada pela turma do 8º A, que à semelhança do ano passado, não deixou passar esta importante data em branco e nos trouxe um texto escrito e encenado pela docente Graça Albuquerque dando a conhecer um pouco da vida do grande herói português, Aristides de Sousa Mendes, ao qual deram vida de forma brilhante. Muito obrigada!

No átrio da escola e nas escadas de acesso à biblioteca é possível ver a instalação que os alunos do 10º L e do 11º I desenvolveram nas aulas da docente Maria Aguiar alusiva a esta temática. Também, no átrio da biblioteca se encontram duas pequenas exposições – “Uma breve Cronologia do Holocausto” e “Salvar toda aquela gente – a ação de Aristides de Sousa Mendes”, bem como uma mostra dos livros que a biblioteca possui sobre o tema.  Para as aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Filosofia/Área de Integração foram enviados alguns recursos que facilitarão a abordagem do tema com os alunos.

Agradecemos a todos os professores e a todos os alunos e alunas que contribuíram para assinalar este dia, porque é muito importante não deixar esquecer!

Comentários