Avançar para o conteúdo principal

Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens - ensino secundário

Realizámos ontem no auditório da ESFA a sessão escolar do Parlamento de Jovens – ensino secundário. 
31 deputados das 4 listas que estiveram envolvidas nesta iniciativa cívica, deram voz às suas ideias e apresentaram um conjunto de medidas para combater a violência doméstica e a violência no namoro. 
Na mesa, a conduzir os trabalhos, estiveram os deputados João Figueiredo, Alexandre Ribeiro e Tatiana Lomba que desempenharam de forma exemplar as suas funções. Após a apresentação das propostas de cada lista, seguiu-se um intenso debate (3 rondas de questões) durante o qual os alunos defenderam as suas propostas e questionaram os colegas sobre as medidas apresentadas. A assembleia foi depois interrompida para dar lugar ao processo de negociação entre as listas. Deste processo resultou o projeto de recomendação final, cujas medidas foram sujeitas a votação pela assembleia. 

Seguiu-se a eleição por voto secreto dos deputados que representarão a escola na sessão distrital, que terá lugar no próximo mês de março – como deputados efetivos foram eleitos o aluno Rodrigo Alves (12ºA) e a aluna Pilar Guimarães (11º F) e como deputado suplente, o aluno Carlos Monteiro (11º F). Para candidato à mesa da Assembleia Geral da sessão distrital foi eleito o aluno Alexandre Ribeiro (11ºF).

Agradecemos a todos os alunos e alunas que se envolveram nesta iniciativa de uma forma tão entusiástica e democrática, demonstrando que vale a pena incentivar os jovens a participar, ouvir as suas ideias e estimular neles o gosto pela participação cívica e política.




Agradecemos também a todos os docentes que colaboraram neste projeto, quer apoiando os alunos e alunas, quer assistindo à sessão que ontem realizámos. Muito, muito obrigada!

Comentários